80 anos da histórica ponte sobre o rio Tibagi
Está completando 80 anos que a ponte sobre o rio Tibagi, entre Jataizinho e Ibiporã, foi inaugurada. O ano era 1941 e a História nos dá conta de que antes, em 1935, foi inaugurada a ponte ferroviária – a poucos metros de onde surgiria a ponte rodoviária.
A movimentação de pessoas que chegavam para colonizar o Norte do Paraná (Londrina e região, especialmente) era intensa. Vinham de todos os lugares do Brasil, via Ourinhos, Cambará, Jacarezinho. Antes da ponte ferroviária a travessia só era feita por balsas das mais precárias. O trem foi um grande salto para a transposição rumo às terras férteis a serem desbravadas.
Com a ponte rodoviária, foram abertas totalmente as portas de um novo mundo, terras vermelhas, as mais férteis do mundo.
Sobre o hoje domado rio Tibagi, tem esse nome porque significa, na linguagem indígena, “água corrente”. Ele nasce na Serra das Almas, entre Ponta Grossa e Palmeira, a 1.100 metros de altura e deságua no rio Paranapanema, a 298 metros. A bacia hidrográfica abrange 49 municípios e cerca de 2 milhões de habitantes.
