Ações para incrementar o turismo em Londrina

Expo Londrina, evento anual

Com o objetivo de esclarecer sobre o potencial de Londrina para o turismo de negócios e eventos, a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Maitê Uhlmann, esteve na Câmara Municipal de Londrina. Atendendo ao convite feito pelo vereador presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Tominaga, Maitê apresentou recente pesquisa elaborada pelo Sebrae com perfil dos visitantes que vêm até a cidade, e também as ações estratégicas para o setor, estabelecidas pela Codel e demais integrantes do Núcleo de Turismo de Londrina.

Segundo a diretora de Turismo da Codel, Londrina é uma cidade consolidada na realização de grandes eventos, sejam eles culturais, gastronômicos, esportivos, de entretenimento, negócios, entre outros. “Estivemos na Câmara para apresentar e desmistificar o perfil de turismo da nossa cidade, mostrando que Londrina tem campo nessa área, mais especificamente em negócios e eventos. E a Codel está trabalhando nisso, para atrair cada vez mais pessoas com esse perfil, para que elas permaneçam cada vez mais tempo na cidade”, detalhou.

Para a diretora de Turismo da Codel, a economia da cidade poderá se desenvolver ainda mais com ações e investimentos voltados para esse filão. “Antigamente, dizia-se que o turismo de evento e negócios movimentava até 50 setores da economia. Mas pesquisas recentes mostraram que os setores direta e indiretamente impactados chegam a 517, ou seja, dez vezes mais do que era proposto”, contou.

Dessa forma, a Codel, juntamente com outros órgãos e entidades que compõem o Núcleo de Turismo Londrina-PR, estabeleceu uma série de ações estratégicas que possam contribuir para o crescimento do turismo de negócios e eventos na cidade. Uma dessas metas é o Centro de Convenções, assim como o material de divulgação da cidade.

O showcase setorial está sendo licitado pela Codel, e a expectativa é produzir um material com formatos eletrônico e físico, com um conteúdo que apresente as potencialidades e pontos estratégicos da cidade. “As outras metas abrangem o ônibus de roteiro turístico, que já consta na licitação do transporte coletivo. Também já estamos trabalhando na implantação de uma agenda integrada de eventos. E, a longo prazo, vamos discutir sobre a possibilidade de criação de um Fundo Municipal de Turismo”, explicou a diretora.

Maitê ressaltou que as metas são fruto de debate entre todas as entidades que formam o Núcleo de Turismo, atendendo às demandas e necessidades de quem já atua nessa área. “O turismo de lazer depende muito mais de equipamentos de entretenimento, exige um incremento dos nossos espaços culturais. E é algo que demanda investimento para garantir uma boa infraestrutura. Para o turismo rural, é preciso investir em asfalto, duplicação de vias, sinalização, segurança. Ou seja, são turismos potenciais que têm muito a ser trabalhado. O que já acontece organicamente em Londrina é o turismo de negócios, é algo natural para a nossa cidade. E a Codel está colocando em prática essas possibilidades, com apoio das entidades que integram o núcleo”, frisou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.