Ampére chega aos 58 anos e não sabe porque tem esse nome

Quem está de aniversário no próximo dia 28 de novembro é o município de Ampére, que comemora 58 anos de emancipação política e administrativa. A instalação oficial aconteceu no dia 28 de novembro de 1961, graças a lei 4348, desmembrado de Capanema e Santo Antonio do Sudoeste.

Pelos dados do Ipardes, Ampére produz soja em 8.000 hectares, milho em 2.500 e trigo em 2.000, além de outras culturas como feijão, aveia, mandioca, melancia, uva, laranja. As maiores criações são de aves, bovinos e suínos. As produções de leite e ovos de galinha são muito expressivas.

O parque industrial é dos mais fortes do sudoeste paranaense, sediando pelo menos duas empresas de importância nacional, que são a Ghel Plus (cubas, pias, tanques, fogões-pia) e a Krindges (moda masculina). Mas acontece ali uma concentração de fábricas de móveis (também algumas marcas muito conhecidas) e unidades que produzem farinha de trigo, espetos, grelhas, automação, telhas, carnes, madeiras, mármores, vinhos, metalurgia, confecções.

História

Texto da Prefeitura

ocupação de forma mais intensa do sudoeste Paranaense ocorre após a formação da CANGO – Colônia Agrícola General Osório – parte da política de ocupação do extremo oeste do Brasil desenvolvida por Getúlio Vargas e conhecida como “Marcha para o Oeste”. Os descendentes de alemães e italianos que moravam nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os agentes principais dessa ocupação.

Até o ano de 1950, existiam na região somente os municípios de Palmas e Clevelândia. Após essa data surgiram outros municípios, como por exemplo, Pato Branco, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste e Capanema.

Os primeiros moradores chegaram aqui por volta de 1947, sendo que o primeiro morador foi João Pociano de Almeida. Em 1948 chegaram José Soranzo, Adriano Nonato, Florindo Santiago de Miranda, Eduardo Stoki, Família Bialeski, Antenor e Agenor Fagundes, Antonio Pereira da Conceição, Angelino Veiga de Freitas, Família Lerias, Família Telheiro, Família Furlan e outros.

Em 1949 foi nomeado o Sr. Eduardo Stock como delegado, e no mesmo ano foi construída a primeira capela no atual bairro de Santa Terezinha. Em 30 de dezembro de 1957 Ampére foi elevada a condição de distrito.

A emancipação política do município de Ampére foi determinada pela Lei Estadual nº 4348, em 11 de abril de 1961, e instalado em 28 de novembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Santo Antônio do Sudoeste e Capanema. A origem do nome ainda hoje é uma incógnita havendo várias hipóteses para isso.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.