Apucarana ganhou 2.283 novas empresas em 9 meses
(PREFEITURA DE APUCARANA)
De janeiro a setembro, 2.283 novas empresas foram abertas no município de Apucarana. Deste total, 1.507 foram formalizadas por pequenos empresários, que exercem atividades de forma autônoma, obtendo o registro de MEI (Microempreendedor Individual), o que corresponde a 65,93% do total de registros no período.
Além de refletir o desenvolvimento e a força da economia local, na análise do prefeito Júnior da Femac o cenário chancela a política municipal de incentivo ao empreendedorismo e à formalização. “Temos trabalhado de forma intensa na capacitação de pessoas e promovido estímulo ao empreendedorismo e à formalização que, pelos resultados aferidos, têm demonstrado que estamos no caminho certo”, reforçou o prefeito.
Segundo ele, as estratégias de promoção do desenvolvimento econômico também são balizadas no diálogo e na busca por inovação. “Com isso temos vivenciado um momento importante que tem resultado em um cenário de maiores oportunidades, geração de emprego e renda”, acentua o prefeito, pontuando que a política municipal é encabeçada pela Prefeitura de Apucarana, tendo como carro-chefe o Programa Municipal Portas Abertas, com ações executadas em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana, universidades e sindicatos.
A região que mais concentrou os novos empreendimentos, aponta levantamento da Secretaria Municipal da Fazenda, é a central. “Entre os negócios no segmento do de prestação de serviços destaque para as áreas da saúde (odontologia, psicologia, estética, academia) e da educação. No comércio, formalização de restaurantes, bares, frutarias e empresas do ramo financeiro, em especial holdings para concessão de crédito. Já na indústria, muitos novos registros no setor de confecções (pequenas facções), embalagens, massas alimentícias e na produção de cerveja e chopp”, relata Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda.
O secretário da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Edison Peres Estrope, reforça que a abertura de expressivo número de empresas e de MEIs no município é uma resposta do trabalho que vem sendo feito nesta gestão. “Mantemos a capacitação constante de trabalhadores e, muitos deles despertam o interesse de empreender. Já em relação a empresas de maior porte o município contribui por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana, o Prodea, disponibilizando lotes e todo apoio necessários aos investidores”, avalia Estrope.
Através da prefeitura, o assessoramento aos pequenos e médios empreendedores acontece através da Sala do Empreendedor. No local, os agentes municipais auxiliam o interessado desde o processo de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). “Além disto, atuamos junto ao Fomento Paraná para concessão de créditos e outros benefícios aos interessados”, relata Estrope. De acordo com ele, o trabalho é executado em parceria com a Secretaria Municipal a Fazenda e mais detalhes podem ser obtidos pela internet, na “Sala Digital do Empreendedor”, acessando o endereço: http://www.apucarana.pr.gov.br/saladoempreendedor.