Araruna promove o próximo Encontro Estadual de Sericicultura

(DA redação)
No próximo dia 21 de julho será realizado em Araruna o 38º Encontro Estadual de Sericicultura.
São esperados mais de 1.500 produtores, que participarão de programações técnicas e culturais.
A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Araruna, Abraseda e Fiação Bratac.
Para o prefeito ararunense, Leandro Oliveira, a sericicultura encontra-se em franca expansão no município. “A seda proporciona renda à agricultura familiar e fortalece os pequenos municípios do Brasil, cidades e comunidades sustentáveis”, diz.
Paraná, grande produtor
Para o IDR – PR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater, a
Sericicultura é uma importante atividade produtiva, para o Estado do Paraná, é um bom negócio para agricultura familiar, e possibilidade de diversificação na pequena propriedade, com geração de renda mensal, durante 9 meses ao ano. Portanto é uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
O Estado do Paraná produz aproximadamente 85% da produção nacional de casulos verdes e das 3,025 mil toneladas de casulo produzido nacionalmente é responsável por uma produção de 2,505 mil toneladas. O Estado possuía na safra 2017/2018, 1.984 sericicultores explorando uma área de 4.069 há, abrangendo 166 municípios, distribuídos em 19 regiões que tem na Sericicultura fonte de renda para muitas propriedades da agricultura familiar.