Balneário Camboriú, cidade de muitos e bonitos abraços

Balneário Camboriú, cidade de muitos e bonitos abraços

Abraçar é um dos maiores gestos de carinho que se pode ter com o próximo, tão importante, que ganhou até data comemorativa: 22 de maio, Dia Internacional do Abraço. Em Balneário Camboriú, abraçar é sinônimo de acolhimento, respeito e cuidado com aqueles em situações de vulnerabilidade, graças ao Programa ABRAÇO, iniciativa da Administração Municipal.

“O programa ABRAÇO que desenvolvemos em nossa cidade, criaram espaços de relacionamento e acolhimento que não existiam antes, mas que são imprescindíveis para atendimento aos públicos a que são dedicados. Os números, os resultados e a reação positiva das pessoas atendidas mostram o acerto de termos implantado esse programa que, com profissionais bem treinados, dão a atenção necessária às pessoas que precisam de apoio em momentos difíceis de suas vidas”, fala o prefeito Fabrício Oliveira.

ABRAÇO ao Idoso

A ação começou em 2017, com o ABRAÇO ao Idoso, que, desde seu lançamento, atendeu 3.400 pessoas que sofreram todo tipo de violência, além de proporcionar orientação jurídica, psicológica e pedidos de institucionalização, quando necessário.

O Programa ABRAÇO ao Idoso mudou o olhar do poder público em relação a população idosa que hoje conhece melhor seus direitos e pode confiar nas instituições que a auxilia.

O atendimento do ABRAÇO à Pessoa Idosa é 24h, por meio de plantão telefônico, no (47) 3363-3020 ou presencial, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822 n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida.

ABRAÇO ao Servidor

Ainda em 2017, o Município entendeu que os servidores públicos também precisavam de acolhimento. Por isso, foi criado o ABRAÇO ao Servidor, que já atendeu mais de mil pessoas só em 2019, e um total de quase três mil nesses três anos. O Programa atua de duas formas: por Busca Ativa, onde os técnicos vão até o servidor já afastado; e através de acolhimento dos servidores encaminhados ou que buscam espontaneamente o apoio do programa.

O Programa oferece apoio multidisciplinar 24h aos servidores que estiverem afastados por motivos de saúde ou que precisem apoio para enfrentar situações que prejudiquem sua saúde física e emocional. Os resultados foram positivos e a demanda expressiva demonstra o quanto as pessoas precisam de atenção e acompanhamento, em decorrência do modo e do ritmo de vida imposto pela sociedade nos dias atuais.

ABRAÇO à Vida

O Programa Municipal de Apoio à Vida, presta apoio emocional e acompanhamento psicológico, com atendimento 24h, que tem o objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização da vida, e conta com a participação de profissionais e entidades parceiras que contribuem na superação e enfrentamento das condições adversas detectadas.

Ao todo, mais de seis mil pessoas buscaram auxílio do Programa, como a agente de serviços gerais, Eliane Gomes Rodrigues Mello. Ela conta que chegou até o Programa por indicação de uma amiga, após uma crise muito forte, há cerca de três meses. “Eu tenho depressão há mais ou menos 10 anos, e passei por um momento muito complicado. Foi quando procurei o auxílio do ABRAÇO”, relata.

“Fui acolhida com muito carinho por pessoas que me deram a mão, sem julgar o momento pelo qual eu estava passando. De lá, fui encaminhada para tratamento psicológico e conto com o apoio pelo telefone ou Whataspp 24h, além dos grupos de apoio”, fala Eliane. “Essa equipe é formada de anjos que ajudam em nossas vidas”, agradece.

Em abril de 2019, foi criado o projeto-piloto ABRAÇO à Vida nas Escolas, um prolongamento do ABRAÇO à Vida, em parceria com a Guarda Municipal, que leva as guarnições, junto com os cachorros do K9, às escolas municipais e estreitam os laços com as crianças. Em pouco mais de um mês, todas as escolas já foram visitadas.

O Programa, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, funciona 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e Whatsapp. No material de divulgação, um QR code direciona diretamente para o contato. O atendimento presencial é em dois polos:: o Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atende das 7h às 19h; e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estão disponíveis.

ABRAÇO Animal

O ABRAÇO Animal foi lançado em fevereiro deste ano e visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados, que não possuem tutores. O programa é uma realização do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).

Desde seu lançamento, a ONG Viva Bicho acolheu 288 animais domésticos em situação de vulnerabilidade, e o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico) recebeu 125 animais silvestres, que são devolvidos à natureza após tratamento.

Para acionar o ABRAÇO Animal basta ligar à Central 153. Os atendimentos são realizados pela Guarda Municipal.

ABRAÇO à Mulher

O mais recente ramos do Programa Abraço a ser lançado foi o ABRAÇO à Mulher, lançado no mês de abril deste ano, que criou uma nova ferramenta para a proteção das mulheres vítimas de violência, prestando atendimento 24h, com assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos a rede de apoio e a grupos focais.

Os números são surpreendentes: 24 mulheres foram atendidas pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, onde a maior parte das queixas foi por violência física, psicológica e moral. Além disso, 35 mulheres entraram em contato pelo telefone ou Whatsapp.

Os atendimentos são anônimos e as mulheres recebem atendimento psicológico e são encaminhadas para Casa de Passagem, Hospital Ruth Cardoso, retornam para suas cidades de origens, dentre outras ações para retirar as vítimas dessa situação.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.