Biblioteca Pública de Londrina, que já foi Forum, chega aos 71 anos recebendo reformas gerais

Biblioteca Pública de Londrina, que já foi Forum, chega aos 71 anos recebendo reformas gerais
FOTO – Vivian Honorato – N.Com

(PREFEITURA DE LONDRINA)

Para melhor acolher e atender os visitantes e a comunidade leitora da cidade, a Biblioteca Pública Municipal “Professor Pedro Viriato Parigot de Souza” iniciou a restauração de todo o piso do ambiente interno da unidade. O trabalho é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, visando aprimorar a estrutura predial desse equipamento público que é patrimônio histórico e cultural de Londrina, localizado no coração do município e um dos símbolos da área central.

Fundada em 1951, a Biblioteca Municipal completou 71 anos no dia 4 de setembro de 2022. Há quase três décadas, desde os anos 90, o espaço não recebia um cuidado especial em seu tradicional piso de taco, que data do ano de 1949, quando o prédio ainda funcionava como a casa do antigo Fórum de Londrina.

Agora, com esta iniciativa, os pisos dos dois andares da biblioteca serão todos recuperados, mantendo o material original. Os serviços envolvem o lixamento da camada superficial para remoção de cera, imperfeições e polimento do chão. Posteriormente, haverá a readequação de rejunte para aplicação de verniz com camadas antichamas em toda a extensão, trazendo mais qualidade e segurança. Aqueles pontos de tacos que estiverem soltos e danificados serão substituídos por novos.

Antes disso, para permitir o início das intervenções na parte interna, a equipe do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais realizou um trabalho de desocupação do prédio, para desmonte das prateleiras e mesas, encaixotamento de livros e materiais, retirada de acervos e mobiliários, entre outras ações.

Ao todo, a Prefeitura de Londrina está investindo R$ 250 mil para realizar a revitalização completa do piso da biblioteca, bem como, na sequência, por meio de outro contrato, promover a instalação de novos mobiliários que foram planejados e serão confeccionados para trocar todos os balcões e mesas de atendimento existentes hoje. Apenas para os serviços do piso o investimento será de R$ 100 mil. Todo o montante financeiro é próprio do Município, viabilizado por suplementação feita a partir da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, transferido para a Secretaria Municipal de Cultura.

Os trabalhos são executados pela empresa Sintecadora Caetano, de Londrina, e o prazo de execução é de 60 dias. Ainda não há um prazo definido de reabertura oficial da Biblioteca Pública Municipal.

Para a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, esse tipo de equipamento público cultural precisa ter estrutura apropriada tanto para ofertar serviços de qualidade para a população como para manter um ambiente seguro e confortável aos frequentadores. “Atualmente, uma pessoa idosa, por exemplo, que esteja de muletas ou tenha dificuldades em andar, pode cair ao tropeçar em um piso com taco solto. O material é muito antigo e necessita ser revitalizado. Tudo o que vem sendo feito em nossa principal biblioteca é para servir melhor os cidadãos e leitores. Um local onde as pessoas sintam-se bem, o que permite um ambiente propício para o desenvolvimento de ações e projetos buscando formar uma Londrina leitora”, avaliou.

Araújo mencionou que, nos últimos anos, a Biblioteca recebeu a troca do telhado, estrutura da década de 1950 que nunca havia sido substituída, pintura interna e externa, troca de calhas d’água, além de reforma da calçada na parte frontal, entre outras intervenções. “Agora, as melhorias continuam com o piso em restauração e, depois, os novos mobiliários que chegarão”, completou.

A revitalização do piso compõe o pacote de ações que encerrou as comemorações dos 70 anos de aniversário deste espaço público, iniciadas em 2021. Houve uma série de festividades e eventos para celebrar a data histórica e valorizar esse patrimônio londrinense, sendo que o conjunto de melhorias, proporcionadas pela gestão do prefeito Marcelo Belinati, envolveu uma ampla reforma externa do prédio.

Atendimentos – A diretora de Bibliotecas também informou que o acervo da Biblioteca Central, cujo sistema de atendimento presencial está suspenso durante os serviços na parte interna do prédio, pode continuar sendo acessado nas outras seis bibliotecas municipais de Londrina. Os espaços estão abertos e atendendo normalmente. A consulta dos livros e materiais pode ser feita pelo endereço bibliotecas.londrina.pr.gov.br , e o público também pode entrar em contato diretamente por telefone com cada uma das unidades.

“Temos sete bibliotecas municipais em Londrina, contemplando todas as regiões. Assim, mesmo com a Biblioteca Central fechada ao público, os atendimentos prosseguem nas outras unidades. Quem precisar das obras literárias do Vestibular, por exemplo, que são muito procuradas, podem encontrá-las na Biblioteca Infantil, logo ao lado”, recomendou.

A Biblioteca Central continua, no momento, atendendo por telefone – número 3371-6500 – e pelo e-mail biblioteca@londrina.pr.gov.br. O suporte vem sendo mantido dentro do alcance da equipe, uma vez que, em alguns dias, este atendimento para orientações precisará ser interrompido conforme o andamento dos trabalhos no prédio.

Seguem normalmente abertas ao público a Biblioteca Especializada Infantil, Biblioteca Ramal Padre Adelino de Carli (antiga Biblioteca Ramal Vila Nova); Biblioteca Ramal Lupércio Luppi (zona norte); Biblioteca do CEU -Centro de Artes e Esportes Unificados (zona oeste); Biblioteca Especializada de Arte Francisca Campinha Garcia Cid (centro) e a Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (zona sul). A lista completa com os endereços e horários de funcionamento de cada uma delas está disponível no site da Prefeitura de Londrina.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.