Café de Mandaguari pode ter Indicação Geográfica

Café de Mandaguari pode ter Indicação Geográfica
FOTO – DIVULGAÇÃO

(AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS PR)

Será realizado no dia 14 de outubro em Mandaguari o 17º Encontro de Cafeicultores. A iniciativa para capacitar produtores é do Sebrae/PR, da Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Cocari. As atividades ocorrerão na Associação Atlética Cocari, na BR-376, Km 395, das 7h45 às 18h30. Os interessados em participar podem fazer o contato pelo telefone (44) 3233-8452.

Mandaguari tem café com sabor naturalmente equilibrado, por atributos como produção familiar, localização e solo, apresentando potencial para obter a Indicação Geográfica (IG) por Denominação de Origem (DO), reconhecimento que pode gerar mais negócios. Em favor da melhoria da produção e da busca da IG, os agricultores têm sido organizados e capacitados em ações como o encontro de sexta-feira (14).

Os temas abordados serão: “Processos de secagem e fermentação em café”, com o tecnólogo em cafeicultura, consultor em Qualidade de Café e Rastreabilidade, Alysson Onofre Silva; o pesquisador e coordenador estadual de pesquisa do Programa Café, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Gustavo Sera, falará sobre “Fatores que afetam a qualidade da bebida”; e o assunto “Mercado do café” ficará a cargo da jornalista especializada em cafeicultura e apresentadora do Notícias Agrícolas, Virgínia Alves.

O doutor em Agronomia, classificador e degustador oficial de café pelo Ministério da Agricultura e vice-campeão no International Cofee Roast Masters Championship (2019), Dhalton Ito, também integra a programação. Ele fará palestra sobre “Classificação e torrefação de cafés especiais” e ministrará o workshop “Café especial na sua xícara: obtendo o melhor aroma e sabor”.

“Queremos potencializar Mandaguari como produtora de café especial, apoiando agricultores com boas práticas para resultados ainda melhores. A região tem características para pleitear a IG e ampliar o mercado. O processo para essa conquista já foi iniciado”, diz o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.

Um dos passos para a submissão do pedido da IG no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é o fortalecimento da associação dos cafeicultores do município. Antônio Carlos Ricardo, que planta café há 45 anos, colhendo de 3 mil a 5 mil sacos em coco por ano, entrou para o grupo há dez meses.

“Nos unimos por mais conhecimento, conquista de verbas para maquinários e para outros objetivos. No evento, esperamos saber mais sobre a cultura do café. E, organizando o trabalho, a expectativa é conquistar a IG para agregar valor e para o mundo conhecer nosso café”, destaca Ricardo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mandaguari, Eduardo Elias Rifan, ressalta que o encontro irá impulsionar o setor cafeeiro ao oferecer informações técnicas.

“Os agricultores serão diretamente beneficiados. Com isso, o desenvolvimento econômico local será promovido. Vamos difundir o trabalho pela IG, união de diversas instituições com os produtores, e a Rota do Café, que está no radar do turismo local”, comenta o secretário.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.