Calçadas porosas de Pinhais, solução contra enchentes

Desde 2016 o município de Pinhais realiza experiências com o calçamento feito com concreto poroso. Isso começou a ser utilizado na construção de passeios executados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas – SEMOP. Depois, passou a ser adotado em todas as obras de calçamento pela cidade. Como na rua 15 de Outubro, no centro urbano, trecho da Rodovia João Leopoldo Jacomel até a rua Renato Nunes Ribas.

O material utilizado, concreto poroso, também é chamado de concreto permeável e é uma alternativa ecológica, pois permite que a água faça seu ciclo natural após a drenagem.Conforme técnicos da SEMOP, ao ser utilizado em grande escala essa ação reflete na redução de enchentes (preste atenção, São Paulo…), o que também é uma das preocupações da Prefeitura de Pinhais.

Governo do Paraná na jogada

Na última semana, técnicos do Paraná Cidade, órgão ligado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SEDU) visitaram Pinhais para conhecer essa  iniciativa pioneira do município.

O superintendente executivo do Serviço Social Autônomo da SEDU, Álvaro Cabrine, destacou a iniciativa que deve ser estimulada em obras do estado.  “Para evitar alagamentos nas cidades, este é um exemplo que apresenta bons resultados, boa permeabilidade com baixo custo de implantação e manutenção”, destacou.

A equipe da Prefeitura de Pinhais acompanhou a visita e explicou que o projeto foi iniciado na Usina Municipal de Asfalto. A engenheira Cristina Espínola foi responsável pela apresentação do projeto e falou das vantagens e benefícios. “Durabilidade maior, manutenção quase zero, além da execução da obra ser mais rápida. As pessoas começaram a investir e a cuidar dos seus imóveis, devido à valorização do local, a cidade ficou mais bonita, houve uma transformação de atitude”, explica Cristina Espínola. 

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.