Cascavel ganha o Centro de Treinamento de Bolão e Bocha

Cascavel ganha o Centro de Treinamento de Bolão e Bocha
Foto – DIVULGAÇÃO (PMC)

(PREFEITURA DE CASCAVEL)

Os apaixonados por bolão e bocha têm, a partir de agora, um local exclusivo e oficial para a prática de bolão e bocha. É o Centro de Treinamento de Bolão e Bocha Hilário José Kroth, construído no Complexo Esportivo Ciro Nardi. A obra contou com recursos de emenda parlamentar do 1º suplente de deputado federal Hermes Frangão Parcianello e, também, investimentos próprios do Município de Cascavel.

Cascavel conta com cerca de 400 atletas, entre homens e mulheres, nas duas modalidades, e se destaca em competições estaduais e nacionais realizadas tanto pela Confederação quanto pela Federação de Bolão e Bocha. Os atletas das duas modalidades fazem parte do chamamento público da Secretaria de Esportes.

O Centro de Bolão e Bocha de Cascavel tem área construída de quase 900 metros quadrados, conta com duas pistas oficiais de bocha e quatro pistas oficiais de bolão, todas automatizadas.

O prefeito Leonaldo Paranhos afirmou que a inauguração do espaço faz justiça aos atletas que representam Cascavel em diferentes partes do Brasil, tanto na modalidade de bocha quanto de bolão. “Estou feliz porque fazemos justiça com um homem chamado senhor Hilário, que durante 30 anos foi o grande incentivador do bolão e da bocha, e hoje estamos entregando um complexo. É claro que nós queríamos que ele estivesse aqui, mas Deus permitiu assim, que o nome dele eternizasse nesse complexo que é uma homenagem aos anos todos que ele conduziu esse segmento”, afirmou Paranhos.

Carlinhos Oliveira, secretário de Esporte e Lazer, disse que é o único centro para prática esportiva nessas modalidades da região e que o espaço servirá para formar novos atletas para representar Cascavel. “Vem ao encontro de uma necessidade antiga da modalidade, tendo em vista que é uma modalidade que há anos é praticada, porém nunca teve um centro tão especializado”, afirmou.

O vice-prefeito Renato Silva afirmou que Cascavel poderá realizar competições nacionais com um espaço moderno para as disputas e lembrou que o esporte vai além das competições e traz equilíbrio para o corpo, alma e mente. “Aqui dá para fazer competições locais, regionais, estaduais e até internacionais”, disse.

Everton Motta, atleta da bocha, destaca a importância do Centro de Treinamento para a renovação da modalidade e para a realização de competições estaduais, regionais e nacionais. “Agora temos pistas oficiais, o que nos dá condições de recebermos estas competições. Este centro é diferente de tudo na região, estrutura ampla e moderna para a prática da modalidade. E, agora com a bocha reconhecida pelo Comitê Olímpico. Em breve esta modalidade estará nas olimpíadas”, destaca.

Vice-campeã Mundial de bolão, na Alemanha e Bélgica nos anos de 2014 e 2016, Katheryne Graupner comemora a conquista do espaço. “É a realização de um sonho. Sempre quisemos esta estrutura arejada, moderna para treinos, para sediarmos campeonatos. Hoje, Cascavel tem condições de receber campeonatos brasileiros na categoria. Para se ter uma ideia da importância deste Centro de Bolão e Bocha, o Campeonato Brasileiro da melhor idade, para atletas acima de 60 anos, será realizado aqui ainda este ano.”

O presidente da Associação de Bolão e Bocha de Cascavel, Wilson José Bersch, disse que o espaço era desejado há décadas. “Cascavel é uma tradição do bolão brasileiro, está entre os primeiros no ranking desse país, e não tínhamos um espaço adequado para isso”, afirmou.

Um anseio de muitos anos, Cascavel precisava de um espaço. Agora, com canchas, podemos fazer eventos maiores para Cascavel. Em setembro, temos um organizado pela federação paranaense de bocha.

Egon Pedro Fuhr, coordenador técnico das equipes de bocha masculina, diz que com o novo espaço será possível realizar grandes eventos em Cascavel. Em setembro, explica ele, haverá um campeonato organizado pela Federação Paranaense de Bocha que reunirá atletas de várias cidades.

Ex-secretário de Esportes, Walter Parcianello, lembra que Frangão também é um entusiasta do complexo de bolão e bocha. “Deputado Frangão foi lá, fez a priorização e hoje estamos aqui fazendo essa inauguração e uma justa homenagem ao seu Hilário Kroth”, afirma.

Recursos

Durante o evento, foram anunciados recursos de R$ 1,3 milhão para a construção da nova Unidade de Saúde da Família do bairro Alto Alegre e R$ 700 mil para a construção do Complexo Municipal de Tênis Roberto Bueno. Essas obras terão recursos de emendas parlamentares do deputado Hermes Frangão Parcianello e emendas impositivas de vereadores de Cascavel.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.