Centro Cultural Villa Anna em Campo do Tenente, jóia da arquitetura neoclássica

Centro Cultural Villa Anna em Campo do Tenente, jóia da arquitetura neoclássica
Foto – DIVULGAÇÃO (pmct)

(da Redação)

Um dos mais belos palacetes construídos no Paraná, o Casarão Villa Anna, transformou-se no Centro Cultural Villa Anna em Campo do Tenente. O edifício foi construído por Henrique Stahlke em 1928, após 44 anos em obras. São 980 m2 de área construída, além de espaço no subsolo (porão). O terreno tem cerca de 27 mil m2.

Com recursos do FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura pelo valor de R$ 2.700.000,00.

Em estilo neoclássico, o palacete dispõe de 38 aposentos, além de outras dependências. O nome, Villa Anna, foi em homenagem à esposa de Henrique.

Por sua beleza, não há quem não passe por ali sem tirar uma foto ou fazer uma filmagem.

Henrique Stahlke veio da Alemanha para o Brasil em 1884, radicando-se em São Francisco do Sul (SC). Mudou-se para Curitiba, tendo participado, como engenheiro, de diversas obras pelo Paraná, como a estrada de ferro a Paranaguá, linha férrea entre Morretes e Antonina. Em 1887 implantou sua própria construtora, especializando-se em grandes edificações em madeira. Em 1898 chegou a Campo do Tenente (então Rio Negro), onde implantou serrarias, olaria, uma fábrica de caixas para exportação de laranjas. Humanitário, permitiu o uso de energia elétrica a todos os moradores da cidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.