Cerro Azul e o Vale do Ribeira aguardam reconhecimento do IG para a ponkan

Cerro Azul e o Vale do Ribeira aguardam reconhecimento do IG para a ponkan
A produção média de tangerina-ponkan em Cerro Azul é de 500 mil toneladas por ano. Foto: divulgação.

(da Redação, com informes do Sebrae Pr)

Cerro Azul já é oficialmente a Capital Nacional da Ponkan, sendo responsável por 9,2% de toda a produção do cítrico no Brasil. E aguarda, como toda a região do Vale do Ribeira, o reconhecimento da Indicação Geográfica – IG -oficialmente registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

No dia 28 de dezembro, o depósito do pedido da IG foi anunciado para a comunidade, realizado no centro de eventos Galpão, em Cerro Azul. A solenidade contou com a participação de autoridades locais e produtores da fruta. A expectativa é de que, nos próximos meses, as requisições sejam analisadas e que o número de produtos com IG no Paraná, 12 atualmente, receba a adição da ponkan.

O consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista, detalha o envolvimento que a instituição teve para fortalecer os produtores rurais e o setor do agronegócio, com foco na obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) para a fruta.

Ele lembra que a parceria com a Associação Vale da Ponkan, com a Prefeitura de Cerro Azul e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), resultou em avanços, em 19 meses de atuação, incluindo a adoção de padrões de qualidade, rastreabilidade, vendas coletivas, estruturação da associação e promoção da identidade visual do produto.

O prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, destacou a importância da IG para o desenvolvimento local. E expressou otimismo de que, com a Indicação Geográfica, a produção da fruta possa atrair mais investimentos e, também, visitantes para a região, fomentando não apenas a economia local, mas também o turismo no município.

“A Indicação Geográfica é de grande importância para nossa região, município e, especialmente, para a nossa tangerina-ponkan. Ela representa aproximadamente 40% do nosso PIB, graças ao ciclo produtivo dessa fruta. Além disso, a ponkan tem uma relação significativa com o turismo em Cerro Azul. Com a Indicação Geográfica, teremos a oportunidade de promover mais a nossa fruta e as propriedades locais que a produzem. Isso não só aumentará a notoriedade da fruta, mas também atrairá a atenção de pessoas na região e incentivará visitantes a explorar o Vale do Ribeira”, discorreu o prefeito Patrik.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.