Chinesa Huawei apresenta soluções tecnológicas à Prefeitura de Curitiba 

Chinesa Huawei apresenta soluções tecnológicas à Prefeitura de Curitiba 
Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama, Margarita Sansone, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e secretários municipais, recebe comitiva da empresa chinesa Huawei.. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

(PREFEITURA DE CURITIBA)

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, receberam na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comitiva da chinesa Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. “Estamos tendo uma experiência muito agradável, que une tecnologia e área verde”, disse o diretor-geral da Huawei, Wesley Wang Xuelin.

Durante a manhã, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel, reuniu-se com executivos da companhia. O encontro foi realizado na sede do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), parceiro da Prefeitura de Curitiba no desenvolvimento de projetos de TI, área conduzida pela Smap.

Jarschel, que fez o convite aos representantes da empresa para que viessem conhecer Curitiba, apresentou ao diretor executivo, Wesley Wang Xuelin, ao lado do presidente do ICI, Maurício Pimentel, o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital, programa da Prefeitura de Curitiba que alia segurança e tecnologia.

“Pretendemos expandir a Muralha Digital, que hoje tem mais de 1.800 câmeras, e ampliar o atendimento nas unidades educacionais”, declarou o secretário.

Eles também conheceram a Central 156, que possui mais de 600 serviços cadastrados e funciona 24 horas por telefone, além do aplicativo e do site.

Presente no Brasil há 25 anos, a Huawei atua em 170 países. Os representantes da empresa falaram das soluções de tecnologia da informação e comunicação. Xuelin destacou as possibilidades de Curitiba aprimorar ainda mais os serviços que já oferece. “Sabemos que Curitiba é uma cidade inteligente que quer melhorar ainda mais e podemos ajudar a cidade”, declarou o diretor.

Jarschel falou da importância da inovação. “Curitiba sempre foi muito inovadora. Assim como há décadas fomos referência para outras cidades no transporte coletivo e no modelo do BRT (Bus Rapid Transit), queremos fazer o mesmo na área de tecnologia”, ressaltou, ao lembrar que recentemente a cidade inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba e está testando os ônibus elétricos.

Eles também falaram sobre a relevância do wi-fi público e da importância da conectividade para que exista a inclusão digital social. Na capital paranaense, a população conta com o Wi-fi Curitiba, projeto social do ICI, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Presenças

Acompanharam a visita ao ICI o diretor Executivo Governo Brasil, Vitor Yu Quan, o CTO Governo Brasil, Ricardo Mansano, o Executivo Governo do Sul do Brasil, Dany Marcelo Silva, e o advogado Roberlei Queiroz.

Também participaram o superintendente de TI da Prefeitura, Antônio Carlos Rebello, a assessora técnica da Smap, Carla Flores, e os diretores do ICI Alexandre Scolari (Jurídico) e Hendrik Fokkens (Sistemas e Inovação).

Na Secretaria do Meio Ambiente participaram o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zanin Feijó; o secretário municipal de Finanças, Cristiano Hotz; o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel; o diretor Escola de Administração Pública do Instituto Municipal e Administração Pública (Imap), Dario Paixão; o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Maurício Pimentel; o assessor do gabinete, Lucas Navarro; o diretor Executivo Governo Brasil, Vitor Yu Quan, o CTO Governo Brasil, Ricardo Mansano, o Executivo Governo do Sul do Brasil, Dany Marcelo Silva, e o advogado Roberlei Queiroz.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.