Chuva bonita no Paraná só em Amaporã

Desde o dia 5 de agosto o Paraná vive uma situação de emergência hídrica. O decreto foi assinado pelo Governador Ratinho Junior e é válido por 90 dias.

Na verdade, há 2 anos o Estado atravessa situação de penúria por causa da falta de chuvas.

O documento autoriza as empresas de saneamento a adotarem medidas que garantam o abastecimento público – como os rodízios de água, por exemplo – priorizando o uso dos recursos hídricos para esse fim. Com isso, o Instituto Água e Terra (IAT) poderá restringir a vazão outorgada para outras atividades, com o objetivo de normalizar as captações.

As medidas levam em conta as previsões meteorológicas e têm respaldo, também, na resolução número 77 da Agência Nacional de Águas (ANA), que declarou situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná até novembro de 2021.

O Paraná só tem uma cidade que mantem o otimismo em relação a chuvas, pelo menos no nome. É Amaporã. Na linguagem indígena, significa “chuva bonita”. Amá= chuva e porã = bonita.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.