Começam em Porto Amazonas as obras da PCH Lúcia Cherobim
(da Redação)
Tiveram início em Porto Amazonas as obra de implantação da PCH – Pequena Central Hidrelétrica – Lúcia Cherobim. Trata-se de um projeto pertencente ao grupo CPFL Energia, empresa líder em energia renovável no Brasil, com a maior capacidade em operação.
A PCH localiza-se no rio Iguaçu, entre os limites municipais de Porto Amazonas e da Lapa, na região do Salto Caiacanga. O aproveitamento das águas do rio Iguaçu para geração de energia elétricas, conta com um reservatório de 1,47 km2 (sendo 0,4 km2 de calha do rio e 1,04 km2 que serão efetivamente alagados) e será capaz de abastecer aproximadamente 11 mil residências.
A sua localização aproveitará um trecho do rio de aproximadamente 1,6 km, com um desnível natural de aproximadamente 18 metros e topografia favorável à construção hidrelétrica.
- Capacidade: 28 MW
- Área do reservatório: 1,47 km2
- Extensão da barragem: 510 m
- Altura da barragem: 26,80 m
- Linha de Transmissão: 3,29 Km
Construção
As obras estão sendo executadas pela Elastri Engenharia (ex-Seta Engenharia).
A empresa foi fundada em Concórdia, Santa Catarina, em 02 de agosto de 1982. Atua em todo o território nacional, na indústria da construção civil pesada, com foco na execução de obras e terraplanagem em empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, solar e eólica, obras de artes especiais, edificações residenciais, comerciais e industriais.