Alvorada do Sul está na Região Metropolitana de Londrina e chega aos 67 anos de emancipação

Alvorada do Sul integra a Região Metropolitana de Londrina. O município foi criado pela lei 790, desmembrado de Porecatu, em 14 de novembro de 1951. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de dezembro de 1952 e é porisso que estão sendo comemorados 67 anos de emancipação política e administrativa.

Com uma área territorial de 424 km2, terras férteis, a produção agrícola é farta. Conforme o Ipardes, são 22.200 hectares plantados com soja, 21.840 com milho, 532 com cana-de-açúcar, 200 com trigo, 150 com café, mas ainda tem abacaxi, feijão, laranja, tangerina – e muito mais. As criações mais importantes, pela ordem, são de aves, bovinos e suínos. Produtos de origem animal mais expressivos: leite e ovos de galinha.

O município sedia uma unidade da Cocamar – Cooperativa Agroindustrial -, uma da empresa Belagrícola e tem fabricantes de confecções, madeiras, móveis. Já a Estância Alvorada, criada em 2005, é grande produtora de tilápias – cerca de 900 toneladas/ano.

Atrações

Alvorada do Sul está bem próximo da represa formada pelas águas da Usina Hidrelétrica Capivara, que tem um volume de água de 576 km3. A Hidrelétrica hoje é mantida pela empresa CTG Brasil. As águas do rio Paranapanema fazem a alegria do povo da região, para pescarias, banhos, esportes náuticos,  lazer. As pescas costumam ser fartas, com diversos tipos de peixes.

Na cidade, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se destaca na paisagem.

Na PR-90, Km 10, está o Spa Fazenda Santa América, resort, oferecendo chalés para os visitantes, duas piscinas (uma ao ar livre com 170 m3 e outra para água aquecida com cobertura retrátil), campo de futebol oficial, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, pomar de frutas diversas, restaurante, playground, churrasqueiras. Tudo isso em meio à atividade normal da grande fazenda, que tem uma área de 326 alqueires paulistas e se dedica ao café, soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, gado. Fica entre as cidades de Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul, a 45 quilômetros de Londrina. Durante a estadia, os turistas podem participar de atividades físicas, como caminhadas ecológicas. O espaço oferece sessões de relaxamento, com massagens e tratamentos estéticos.

História

Texto da Prefeitura

A febre de criação de novas cidades, que se espalhou pelo Estado do Paraná, na década de 1940, também atingiu a empresa Lima, Nogueira & Exportadora, estabelecida na cidade paulista de Santos.

Esse grupo adquiriu vasta área de terras, na localidade onde hoje se ergue a cidade de Alvorada do Sul,promovendo seu loteamento em áreas rurais e urbanas, vendidas a longo prazo. Como um bom plano urbanístico impulsionaram o progresso local, caracterizado por um povoamento quase que exclusivamente paulista, trazidos pela empresa colonizadora que promoveu um bom marketing para atingir seus objetivos.

A extensa porção territorial que circundava o povoado, foi sistematicamente ocupada por famílias de agricultores, que não tardaram em transformar a fértil mata em imponentes cafezais e produtivas lavouras de subsistência.

Os primeiros povoadores do lugar eram homens de grande iniciativa e determinação, sendo que em 1950, pouco antes de sua emancipação, 11.667 habitantes, e pelo menos 92% dessa população estava concentrada na zona rural.

Fatos como este e o progresso alcançado, permitiram que o núcleo fosse elevado à categoria de município emancipado, no dia 14 de novembro de 1951, pela lei estadual nº 790, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, com território desmembrado do município de Porecatu.

A instalação oficial ocorreu no dia 14 de dezembro de 1952, com a posse das autoridades municipais eleitas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.