Cooperativa holandesa no rumo do centenário

Cooperativa holandesa no rumo do centenário
Foto – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Em 1925 sete produtores de Castro, imigrantes holandeses, fundaram a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, primeira cooperativa de produção do Paraná e segunda do Brasil. No dia 1 de agosto, a hoje Frísia Cooperativa Agroindustrial comemorou 97 anos.

E se prepara para o centenário. Em 2020, a cooperativa apresentou aos associados e colaboradores o Planejamento Estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas e ações para serem aplicadas até 2025, ano do centenário. Entre as ações estão previstos incentivos para um aumento da produção agropecuária e investimentos na intercooperação. Até 2025 deve ser investido quase R$ 1 bilhão em expansão e novos negócios. Ainda em 2022, o planejamento é iniciar os trabalhos com o beneficiamento de sementes de cevada e ampliação de dois entrepostos no Tocantins.

No primeiro semestre de 2022, o faturamento líquido acumulado foi de R$ 3.02 bilhões, uma alta de 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi impulsionado principalmente pela produção de grãos e laticínios. No fechamento deste balanço, a cooperativa Frísia alcançou a marca de 1.011 cooperados, mais de 590 mil toneladas de grãos recebidos, mais de 149 milhões de litros de leite produzidos e cerca de 74 mil leitões comercializados no período.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.