Cooperativas Witmarsum e Cooperante lançam o suco de uva tinto integral
(da Redação)
Em sistema de intercooperação, as coperativas Witmarsum, de Palmeira (colônia de Witmarsum) e Cooperante, de Campo do Tenente, estão lançando no mercado o suco de uva tinto integral. A uva é produzida por 62 famílias de cooperados da Cooperante, sendo o suco envasado com a marca Witmarsum na cooperativa palmeirense. Sem adição de açúcar e livre de conservantes, o suco é produzido a partir da colheita seletiva de uvas bordô.
“A expectativa é que o suco de uva conquiste bom espaço no varejo, pois é um produto de excelente sabor e alta qualidade. Esperamos que tenha ampla aceitação dos consumidores que já adquirem os produtos lácteos – leites e queijos – com as nossas marcas e que também conquiste os clientes do segmento de sucos naturais”, afirma o presidente da Witmarsum, Artur Sawatzky. De acordo com o departamento de marketing da cooperativa, num primeiro momento, o suco de uva tinto integral estará disponível em pontos de venda na capital, Curitiba, e região metropolitana. Na próxima safra, numa segunda fase de comercialização, a abrangência poderá ser ampliada para mercados específicos em outras regiões do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Já na opinião do presidente da Cooperante, Guilherme Grein, a parceria com a Witmarsum no suco de uva tem boas perspectivas no varejo, o que ajuda a impulsionar o Programa de Viticultura da cooperativa. “Nosso objetivo essencial é manter os produtores na propriedade, gerando mais renda e alternativas de diversificação, pois muitos atuam em pequenas áreas, de cinco a dez hectares. Algumas das famílias que fazem parte do Programa, estão produzindo fumo, e a uva passou a ser uma boa e saudável alternativa para que eles realizem uma migração gradual de culturas”, explica.
Novos queijos da Witmarsum
A cooperativa de Witmarsum comemorou neste ano de 2022 os 70 anos de fundação e lançou 2 novos queijos no mercado, os tipos Gouda e Emental Extra de longa maturação.
Destaque-se que 2 queijos da Witmarsum foram premiados recentemente no 2º Mundial do Queijo do Brasil: o tipo Appenzeller, classificado como Super Ouro, ficando entre os 21 melhores do concurso internacional e o tipo Raclete, que recebeu medalha de prata.