Curitiba, aos 330 anos, se destaca no campo das artes

Curitiba, aos 330 anos, se destaca no campo das artes
Memorial Paranista (FOTO DE PEDRO RIBAS, PMC)

(da Redação)

Curitiba comemora 330 anos no dia 29 de março. A capital paranaense é destaque nacional e até internacional em vários setores. Por exemplo: se destaca no campo das artes.

No mês de janeiro de 2023, a Fundação Cultural de Curitiba completou 50 anos de história. O órgão municipal de cultura da capital é anterior ao Ministério da Cultura, que foi criado em 1985.

A FCC é responsável por gerenciar 66 espaços culturais de Curitiba, desde pequenos anfiteatros até complexos culturais como o Memorial Paranista, o Solar do Barão com Gibiteca, Museu da Gravura e da Fotografia, a Cinemateca, o Cine Passeio, o Portão Cultural e o Teatro da Vila.

Em 2021, o prefeito Rafael Greca resgatou este pioneirismo na cultura ao inaugurar o Memorial Paranista. Uma área de 6 mil m2, dentro do Parque São Lourenço, revitalizada com elementos de paisagismo, da arquitetura Paranista e fontes de água, reúne 15 obras em proporções heroicas, reproduzidas em bronze, do artista paranaense João Turin. O destaque vai para a obra Marumbi, com 3 metros de altura e cerca de 700 kg. No mesmo espaço, os visitantes ainda podem conhecer as reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê do João Turin.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.