Curitiba lança edital para projetos de mais 23,7 km de estrutura cicloviária

Curitiba lança edital para projetos de mais 23,7 km de estrutura cicloviária
Avenida Juscelino Kubitscheck ganhará estrutura cicloviária para atender a demanda na CIC. Ilustração: IPPUC

(PREFEITURA DE CURITIBA)

O Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba avança com a contratação de projetos para a implantação de novas rotas voltadas à ciclomobilidade, com integração à malha existente, em trechos do Centro e de outros 12 bairros da cidade.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) já concluiu os Termos de Referência e publicou edital de licitação para a contratação de projetos para mais 23,7 km de novas estruturas, em três lotes.

Nesse conjunto de projetos estão previstas ligações de vias voltadas à ciclomobilidade que irão contemplar, além do Centro, os bairros Cajuru, Uberaba, Jardim das Américas, Lindóia, Guaíra, Fanny, Hauer, Jardim Social, Alto da XV, Santa Quitéria, Campo Comprido e CIC.

Com valor total máximo estimado em R$ 1.080.991,21, a licitação é para a contratação de Serviços de Engenharia para a elaboração de Estudos Topográficos, Estudos Funcionais e Projetos Executivos para estrutura cicloviária constituída por ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, passeios compartilhados e para calçadas.

No Centro e nos bairros

Além da ampliação da malha cicloviária, os projetos a serem contratados pelo Ippuc devem promover a requalificação da estrutura urbana, envolvendo a acessibilidade com melhoria das calçadas, arborização, implantação de iluminação pública direcionada e adequação da microdrenagem.

Os projetos cicloviários contratados para a área Central vão garantir a segurança na ligação entre as estruturas existentes na Avenida Sete de Setembro e a região Norte da cidade, através do eixo Barão do Rio Branco-Riachuelo, futuramente com a continuidade pela Barão do Serro Azul.

“A Região Central tem grande demanda por deslocamentos seguros e este eixo será muito utilizado pelo ciclista que tem a intenção de circular pelo Centro na direção Norte-Sul”, explica a coordenadora do Plano de Estrutura Cicloviária no Ippuc, Camila Muzzillo.

A maior parcela do contrato para os projetos prevê a implantação de estruturas nos bairros, para atender a quem se desloca de bicicleta para estudar ou trabalhar. “Entre elas, temos a continuidade da estrutura implantada recentemente na CIC e eixos que irão melhorar o acesso ao Jardim das Américas e Uberaba, endereços próximos ao Centro Politécnico da UFPR, com grande demanda de universitários”, explica Camila.

Segundo a coordenadora, o projeto prevê ainda a transformação de um eixo do bairro Cajuru no conceito de “rua completa”, onde há a circulação dos diversos modais. Este eixo está integrado a outro que passa pelo Terminal Centenário e segue até a divisa com Pinhais. “A priorização neste trecho será para pedestres e ciclistas com a promoção do comércio local e de áreas de estar para moradores”, observa a arquiteta.

O Ippuc conta com outros 17 km de projetos de ciclovias e calçadas acessíveis nos bairros CIC, Xaxim e Sítio Cercado já concluídos, que serão encaminhados ainda neste mês à Secretaria Municipal de Obras Públicas para que seja possível licitar as obras. Nesses projetos, estão contempladas estruturas voltadas à ciclomobilidade em importantes ligações viárias como a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, a Rua Eduardo Sprada e a Avenida Algacyr Munhoz Mader.

Bicicletas compartilhadas

Nesta quinta-feira (22/9), Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Rafael Greca irá anunciar a primeira empresa homologada para prestar o serviço de bicicletas compartilhadas na cidade.

O chamamento público, iniciado em maio, prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estações em Curitiba. O anúncio será feito às 11h, no estacionamento na Prefeitura.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.