Dia Mundial da Bicicleta, veículo da saúde e do lazer

Havia uma data anterior – 19 de abril -, mas o Dia Mundial da Bibicleta foi declarado pela Assembleia Geral da ONU em 2018 e fixado em 3 de junho E a OMS – Organização Mundial da Saúde – recomenda o ciclismo como forma de transporte e de exercício de saúde durante a crise da Covid-19. E também após o fim da pandemia, como meio de se conservar a saúde do corpo e mente e o meio ambiente. A Onu – Organização das Nações Unidas – pede a governos que melhorem a segurança nas estradas e nas ruas para proteger os ciclistas e integrá-los em projetos de infraestrutura e transporte.   

No Paraná, praticamente todos os municípios implantaram ou estão implantando parques públicos com pistas de caminhadas e bicicletas. Também o cicloturismo vem se expandindo por todo o Estado.

Pedala Paraná

(da Redação, com informes da AE Noticias)

No dia 17 de janeiro de 2021 o Governo do Paraná lançou o programa Pedala Paraná. Só naquele mês foram inauguradas 3 ciclorrotas no litoral paranaense: 32 km na Estrada do Descoberto em Guaratuba, outra em Matinhos (trajeto urbano circundando a orla) e mais uma em Pontal do Paraná (na Estrada do rio Guaraguaçu, pasando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo guarani e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis).  Elas integrarão um total de 20 circuitos previstos para serem lançados até o fim de 2021 em diferentes pontos do Estado.

O programa é realizado pela Paraná Esporte, em parceria com a Paraná Turismo, Detran e prefeituras.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.