Edital vai selecionar empresas com solução inovadora para garantir a origem e a qualidade dos cafés especiais do Brasil
(Por ASN Nacional)
O Sebrae, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto CNA lançaram edital de chamada pública para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de café.
A iniciativa, que tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), visa fortalecer o controle e a rastreabilidade das regiões produtoras, melhorar o relacionamento com o mercado e potencializar aspectos como qualidade e origem dos grãos.
“Hoje já são 13 indicações geográficas no país de café. É um edital voltado às pequenas empresas que atuam com tecnologia da informação no agronegócio. Focamos na seleção de uma proposta de inovação sustentável que possa garantir o controle e a rastreabilidade dos cafés especiais produzidos nas regiões das IGs brasileiras. Na prática, por meio das tecnologias digitais, a iniciativa vai dar mais garantia para os mercados compradores”, explica Hulda Giesbrecht, coordenadora de negócios de base tecnológica do Sebrae.
O edital é voltado para os pequenos negócios, que têm até o dia 5 de maio para se inscreverem. Na primeira etapa do certame, serão selecionados cinco projetos. Cada um receberá R$ 20 mil para desenvolver, em 2 meses, o Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês). A proposta de MVP vencedora terá R$ 800 mil e prazo de mais 10 meses para entregar a plataforma.
As Indicações Geográficas (IG) são instrumentos de valorização de um produto a partir de seu lugar de origem, atestando padrões de qualidade, autenticidade, exclusividade etc., muitas vezes ligados à herança histórica e cultural do território.
A elaboração da plataforma está alinhada aos objetivos da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), com o fim de levar desenvolvimento e geração de riqueza através da agregação de valor aos produtos por meio de ferramentas de propriedade intelectual, como Indicações Geográficas.