Em Amaporã, o Parque Estadual de Amaporã

Com 205 hectares de área, está implantada em Amaporã o Parque Estadual de Amaporã, com o objetivo de proteger a fauna e flora regionais. Antiga Reserva Florestal de Jurema, depois Reserva Florestal de Amaporã, foi transformado em parque em 2011, sob supervisão do Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

A unidade de conservação preserva um dos últimos remanescentes da Florestal Pluvial Tropical do Terceiro Planalto Paranaense. Abrigando espécies como quati, capivara, garça, pato do mato, macaco-prego, lontra, tatu-galinha, paca e cotia. As espécies vegetais de maior importância são a peroba, o marfim, a gurucaia, o ipê roxo, o cedro e o ingá. O parque conta com um Centro de Reintegração para cuidados necessários de aves e animais de pequeno porte que sofreram maus-tratos ou que estavam sendo traficados ilegalmente.

O local tem duas trilhas: Ipê e alternativa. A primeira tem um percurso de 800 metros com duração de 50 minutos. A trilha alternativa tem 1200 metros de percurso, com duração de 90 minutos.

Os visitantes podem tomar banho nos lagos do parque, que possui área de camping com banheiros e água quente.

Tem área de lazer com quiosques, conjunto de mesas e bancos, lixeiras, chapa a gás, churrasqueiras, 10 jogos de mesa, campo de bola, área de descanso e área para banho. Tem sanitário e água potável. É permitido fazer piqueniques.

Tudo isso, porém, infelizmente, para depois da pandemia do coronavírus.

E, para chamar chuva, nesse período de seca, é bom saber que o nome Amaporã tem um significado indígena:  amá = chuva e porá= bonita. Chuva bonita.

Bonita e benfazeja demais, nessa época!

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.