Embrapa Soja comemora 50 anos na ExpoLondrina

Embrapa Soja comemora 50 anos na ExpoLondrina
Imagem aérea da sede da Embrapa Soja

(Embrapa)

Embrapa Soja participa da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo Londrina 2025), entre 04 a 13 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR), antecipando as festividades de aniversário, que será celebrado no dia 16 de abril. Para comemorar os 50 anos de pesquisa de soja e os 100 anos de introdução comercial desse grão no Brasil, os visitantes da Expo Londrina poderão conhecer a trajetória da soja brasileira, no estande institucional, a partir de plantas representativas de diferentes épocas. Quem visitar o estande também terá a oportunidade de conhecer o uso da soja no dia-a-dia.

Além disso, a Embrapa Soja irá promover um painel sobre biotecnologia, no dia 10 de abril, no Pavilhão SmartAgro, para debater as novas tecnologias na agricultura a partir da genética. Também haverá a apresentação de alguns desafios para o campo (manejo e conservação do solo e coinoculação em soja), na Via Rural/Fazendinha, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná).

“Durante a Expo Londrina, vamos apresentar a história da soja no Brasil, a partir de cultivares desenvolvidas pela Embrapa em diferentes períodos da sojicultora. Vale dizer que mesmo a soja tropical, que hoje é semeada na região do Cerrado, por exemplo, foi desenvolvida aqui em Londrina, pelos nossos pesquisadores”, lembra o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. “Mas também queremos discutir os problemas atuais da soja e projetar o futuro desse grão, por isso, vamos realizar um painel técnico para abordar o potencial da biotecnologia e da edição gênica, durante a ExpoLondrina”, reforça.

A Embrapa Soja foi criada com o propósito de desenvolver tecnologias que viabilizassem a produção de soja no Brasil. Foi além, tornou-se referência mundial em pesquisa dessa oleaginosa para regiões tropicais. Os pesquisadores desenvolveram tecnologias customizadas para as condições de solo e clima do Cerrado e de outras regiões brasileiras. A Embrapa Soja teve participação ativa no protagonismo da soja brasileira, tanto que em 50 anos a instituição desenvolveu cerca de 440 cultivares de soja. 

“Além do desenvolvimento de novas cultivares, a Embrapa e seus parceiros criaram um sistema de produção de soja tropical. Isso inclui recuperação/manutenção da fertilidade do solo, técnicas de manejo da cultura, controle de plantas daninhas e pragas e doenças, melhoria da qualidade das sementes, entre outras. Esse conjunto de tecnologias tem permitido a sustentabilidade agrícola da cultura da soja no Brasil” reforça o chefe-geral da Embrapa Soja.  O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de soja, com 147,35 milhões de toneladas, na safra 2023/2024, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.