Enfim, aulas da UEM no campus de Ivaiporã vão ser em salas próprias
Depois de 8 anos funcionando nas instalações do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul (cedendo as instalações para que fossem ministradas as aulas presenciais dos cursos de Educação Física, História e Serviço Social), a Universidade Estadual de Maringá vai poder começar o novo ano letivo em instalações próprias em Ivaiporã. É que no dia 29 de outubro foi inaugurado o bloco 01 do campus regional do Vale do Ivaí, localizado próximo ao Fórum da Comarca.
A obras, de aproximadamente 1,2 mil m², estavam paralisadas desde 2014, tendo passado por processo administrativo que levou à quebra de contrato com a construtora. A retomada do prédio se deu em meados de 2017, com verba repassada pelo governo do Estado, proveniente da sobra de recursos da Assembléia Legislativa do Paraná, e ainda uma contrapartida da UEM. O custo final foi de pouco mais de R$ 1,2 milhão.
O bloco abriga cinco salas administrativas, biblioteca e oito salas de aula. Segundo Carminato a estrutura atende a necessidade atual do CRV acomodando os 250 alunos dos três cursos ofertados: História, Serviço Social e Educação Física. As salas são climatizadas e têm mobiliário novo, além de estrutura de multimídia.
Ainda que a entrega do bloco seja um importante passo para a consolidação do câmpus, há demandas a serem atendidas e nesse sentido o CRV deverá contar com um prédio de quatro andares. Os projetos já estão em fase de finalização e os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Sérgio Souza.
A expectativa é que a partir da estrutura ampliada novos cursos devem ser ofertados no câmpus de Ivaiporã. Sobre a inauguração do Bloco I-01 e a perspectiva de iniciar a construção de um novo prédio em 2019, o reitor Julio Damasceno disse que são indicativos da intenção da UEM. “A Universidade não está só de passagem em Ivaiporã. Viemos para fincar raízes”, disse.