Era uma vitória chegar até ali. Hoje as vitórias são muitas para Porto Vitória
Município chega aos 55 anos de emancipação
No dia 8 de dezembro são comemorados os 55 anos de emancipação política e administrativa de Porto Vitória, um dos mais simpáticos municípios do Paraná, situado às margens do rio Iguaçu. Aliás, porque durante muito tempo foi porto e era uma vitória chegar até ali, é que foi dado ao local o nome de Porto Vitória.
As vitórias, porém, vieram e continuam a vir, frutos do trabalho da comunidade em todos os setores de atividade.
Os 55 anos vão ser festejados com a realização do 55º Baile de Aniversário no dia 7 a partir das 22 hs. Haverá a escolha da Rainha do Município e as músicas serão do grupo Marcação. Haverá também a Feira da Lua de Natal no dia 6, com a chegada do Papai Noel, brinquedos infláveis, apresentações natalinas, danças. Também, no dia 6, acontecerá a premiação do 2º Concurso do Melhor Panetone de Frutas, com as pessoas participando com suas receitas e histórias, iniciativa do Provopar com a finalidade exclusivamente cultural.
Conhecida como “Terra das Cachoeiras”, tantas são espalhadas por seus rios, Porto Vitória foi emancipada graças à lei estadual de 14 de dezembro de 1964, desmembrando-se de União da Vitória.
Sua área territorial é de 210,448 km2, onde são cultivados milho em 1.200 hectares, feijão em 300, soja em 400, erva-mate em 330. A produção leiteira é das maiores, por município, do Estado e as maiores criações, pela ordem, são de galináceos, bovinos, suínos e ovinos.
Uma atividade importante é a indústria madeireira, mas tem fábricas produzindo embutidos, portas, móveis, calçados, confecções.
História
Texto da Prefeitura
Uma história que data 1909, sendo o inicio da sua colonização com a chegada dos europeus.
A ocupação dessa área aconteceu devido à navegabilidade do Rio Iguaçu. Nesse local existe a corredeira do Iguaçu, que impossibilitava seguir rio abaixo. Em função dessas dificuldades constituiu-se aqui, o porto central, que reunia os produtos agrícolas e a madeira dos municípios vizinhos que eram levados até o Porto Amazonas. Esse era o único meio de transporte existente. Navegar de Porto Amazonas a Porto Vitória era uma aventura, devido as dificuldades encontradas no caminho. Assim, quando aqui, se chegava, era considerada uma vitória. Por isso a origem do seu nome.
Com a Lei nº 790 de 14 de novembro de 1951, Porto Vitória foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de União da Vitória. Pela Lei nº 4.788 de 29 de novembro de 1963, foi elevado a Município desmembrando-se do Município de União da Vitória. Foi instalado em 08 de dezembro de 1964.
Megatério
Em Porto Vitória foram encontrados fósseis de um animal pré-histórico, o megatério, um bicho preguiça (coisa que não existe entre seus habitantes) gigante, que tinha 7 metros de comprimento. A descoberta foi da família de Otto Bayer, tornando a cidade importante no cenário científico nacional.
Atrações
Texto da Prefeitura
A cidade de Porto Vitória desponta no turismo regional. Pois além das paisagens naturais que contemplam os olhos e acalentam o coração, também dispomos de inúmeros atrativos de diversão e lazer. Entre os atrativos encontramos a Trilha Ecológica do Rio Espingarda, que fica já logo na entradada cidade. Construída em 2007, dispõe de área de preservação ambiental do município. A trilha conta com aproximadamente 500m de extensão. Ainda, a Área de Lazer “Recanto das cachoeiras”, grande atrativo da cidade, conta com cerca de 20.000 m² e possui área para camping, churrasqueiras, quiosques, piscina, entre outros. Outro atrativo é o Pesque e Pague da Família Baumann e Recanto Baumann que dispõem de ampla área verde e fica distante três quilômetros do centro da cidade, passando pelo bairro são José até a linha Jangada. O Recanto Flor da Serra, na Colônia Flor da Serra, também dispõe de muito verde, espaço para caminhadas, chalés, lanchonete, piscinas e muito mais, sendo o proprietário o senhor Angelin Zamboni.
Os atrativos não param por aí …
Dispomos do Point – Parque Aquático, situado na Linha Espingarda, Estância Valório, na Linha Espingarda, Pesque e Pague Nossa Senhora do Bom Fim, na localidade de Colônia Amazonas, além de atrativos culturais como apresentações do Grupo de Danças Evolution, aula gratuita de ballet clássico e jazz, música e violão.
Salão de Molas
Apresenta entre os pilares de sustentação e a base do assoalho, “molas” aspirais que propiciam certa flexibilidade, ao mesmo tempo em que impulsionam os dançarinos de acordo com a dança praticada. O Clube foi fundado em 29 de abril de 1945, por Reynaldo Frederico Gaebler. Também conta com canchas de esporte, salão de festas campo de futebol oficial. Além do bolão, um anexo ao clube, onde também se pratica jogos de salão como pimbolim, pingpong e outros. O endereço é Rua Osvaldo Gomes da Silva, n° 77.
Restaurante Marciano
Situado na BR 153, KM 467, Anta Gorda, em Porto Vitória.
Calendário de festas
Entre as principais festas do decorrer do ano, citamos: O Concurso da Mais Bela Carroça, Feira de Páscoa, Concurso da Mais Bela Mulher Portovitoriense, todas no mês de março, Feira de Negócios, no mês de abril, homenagem às mães, em maio, Festa do Colono e Motorista, no mês de junho, homenagem aos pais, no mês de agosto, festa em honra a São Miguel Arcanjo, realizada no mês de setembro, a Einwander Fest, a festa alemã, que acontece no mês de outubro, Festa de Aniversário do Município comemorado em dezembro juntamente da Festa do Lambari.