Muitas homenagens para os 85 anos de Londrina

Chegando aos 600 mil habitantes, com estímulos a industrialização, tecnologia de informação, avanços na área tecnológica, Londrina comemora no dia 10 de dezembro 85 anos – pensando no centenário, em 2.034. Uma série de atividades esportivas, culturais, sociais, se repete pela grande cidade, uma das maiores do interior brasileiro.

Uma delas homenageia a cidade gastronomicamente. O 4º Festival do Baixa, com diferentes sabores, e 20 participantes, desde o dia 10 de novembro e indo até o dia 10 de dezembro, está colocando em seu cardápio um prato especial para homenagear a eterna (será?) “Capital do Café”.  São restaurantes, cafés, bares e lanchonetes e cada prato com um valor máximo de R$ 30, O objetivo é celebrar os 85 anos trazendo memórias afetivas por meio das experiências gastronômicas.

O 4º Festival do Baixa é uma realização do site Baixa Experimenta, com patrocínio da Yticon Construção e Incorporação e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Estúdio Binooculo, Gatú Marketing Digital, Rádio Uel FM, Sesi Cultura e Associação Comercial e Industrial de Londrina.

Importante polo de desenvolvimento regional e nacional, Londrina exerce grande influência sobre o norte do Paraná e é uma das cinco cidades mais importantes da região Sul, juntamente com Curitiba, Porto Alegre, Joinville e Caxias do Sul.

Londrina é sede de sua região metropolitana e um centro regional sendo composta por comércio, serviços, agroindústrias e uma densa qualidade na educação pública.

História

Texto da Prefeitura

Antes da colonização extensiva do Norte do Paraná, havia, entre seus habitantes, além dos índios Caigangue, uma população pobre instalada na floresta e que já derrubara parte dela para a criação de animais e o plantio de produtos agrícolas para sua sobrevivência. Ao lado de pessoas nessa situação, havia proprietários de terras, que já iniciavam a abertura e formação de grandes fazendas.
Londrina, que na época era um espaço pertencente ao município de Jataizinho e conhecido como Gleba Três Bocas, estava dentro da situação descrita acima.
Lord Lovat, inglês que veio ao Brasil em 1924, visitou o Norte do Paraná e verificou que não havia exagero no que ouvira falar sobre essa região. Em 1925, com outros companheiros, criou a Companhia de Terras Norte do Paraná, diretamente do governo paranaense. Esta companhia iniciou seu trabalho de colonização sob a orientação de ingleses.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.