Está saindo do papel o novo Porto do Paraná em Paranaguá, o Guará
(da Redação)
Depois da apresentação oficial, ocorrida no dia 1 de março, está se tornando cada vez mais realidade a implantação do Porto Guará em Paranaguá.
O terminal é considerado um Terminal de Uso Privado (TUP), isto é, uma instalação portuária privada localizada fora da área de porto organizado. Nesse espaço, é possível movimentar e armazenar cargas terrestres ou destinadas e provenientes de transporte aquaviário, após autorização prévia do MInfra e da ANTAQ. A estrutura do Porto Guará irá redefinir o trânsito de cargas na região, otimizando o tempo entre os procedimentos logísticos.
O setor de contêineres terá capacidade para movimentar contêineres dos tipos Dry e Reefer. Dessa forma, irá atender às linhas de navegação para exportação, importação e operações de cabotagem, integrando as regiões Norte e Sul do Brasil.
O projeto contará com armazéns para ova e desova dos contêineres, drive-in, área de sequestro e demais requisitos exigidos pela Receita Federal do Brasil.
O Porto Guará contará com cinco terminais de exportação de granéis sólidos e até dois de importação, além de um terminal de granéis líquidos e um de contêineres.
A capacidade total prevista é de 31,5 milhões de toneladas por ano.
Localizado no município de Paranaguá-PR, no litoral sul da Baía de Paranaguá, o Porto Guará fica na região conhecida como Emboguaçu, a oeste do Porto de Paranaguá.
A área tem cerca de 200 hectares – 2 quilômetros de comprimento longitudinal por 1,30 quilômetro de largura em sua maior extensão latitudinal.