Festa de arromba para os 74 anos de Santo Antonio do Sudoeste

Festa de arromba para os 74 anos de Santo Antonio do Sudoeste
A bonita cidade – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Vai ter festa das boas de 13 a 16 de novembro em Santo Antonio do Sudoeste. Para comemorar 74 anos de emancipação, será realizada a 11ª. ExpoSanto e a 2ª. Expoagro – Indústria, Comércio, Agricultura, Pecuária, Cultura, Artesanatos e Produtos Orgânicos, promoções da Prefeitura e da Associação Comercial e Empresarial, com apoio também da Câmara Municipal.

Neste ano vai haver novidades: um espaço para os MEIs, arena toda coberta com mais de 3.000 m2 e 2 palcos.

As atrações são de arrepiar: no dia 13, Maiara e Maraisa e também a banda Danúbio Azul. No dia 14 Matheus e Kauan e depois a banda Pérola Negra. No dia 15, Murilo Huff e na sequência PF Bailão.

Dia 16 de Novembro: Shows com Eduardo Costa no palco principal, e logo após, no palco bailão, Banda APK e San Francisco.

O município

Santo Antonio do Sudoeste está na divisa do Brasil com a Argentina, fazendo fronteira com a cidade gêmea de San Antonio no país vizinho.

O município foi desmembrado de Clevelândia, tem uma área territorial de 325 km2, é sede de Comarca e está a 532 metros de altitude. Conforme dados do Ipardes, planta-se ali soja em 13.550 hectares, trigo em 6.000, milho em 3.300, além de feijão, aveia, mandioca, melancia, banana, laranja, uva. São excepcionais as produções de leite e ovos de galinha. Na aquicultura, destaques para a tilápia e a carpa.

Os primeiros moradores a se instalarem na região onde hoje se localiza o município de Santo Antônio do Sudoeste, foram dom Lucas Ferrera e João Romero, oriundos da vizinha República do Paraguai, ali chegados em 1902. Encontraram naquela região grande quantidade de erva-mate nativa e, como a venda desse produto fosse vantajosa, iniciaram a sua extração e exportação para a Argentina.

Nos primeiros anos, aqueles exploradores enfrentaram muitas dificuldades, pois toda a região era um sertão que parecia não ter fim, habitada por grandes hordas indígenas e ligada a outros centros apenas através de picadas abertas em plena floresta. O surgimento efetivo do povoado, que recebeu a denominação de Santo Antônio, deu-se somente em 1912, com a chegada de um grupo de colonos tendo à frente Afonso Arrachea. O comércio de erva-mate continuou sendo a principal atividade dos habitantes da povoação, pois não havia estradas ou outras vias de comunicação que possibilitassem outros empreendimentos.

Festona para os 74 anos – DIVULGAÇÃO
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.