Sociedade Paranaense de Pediatria comemora 90 anos de existência

Sociedade Paranaense de Pediatria comemora 90 anos de existência
Foto – DIVULGAÇÃO – Valdir Amaral - Alep

(Assembléia Legislativa do Estado do Paraná)

Por proposição do 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa e coordenador da Frente Parlamentar da Medicina e Odontologia, deputado Ney Leprevost (União Brasil), foi realizada, nesta quarta-feira (13), no Plenário da Assembleia Legislativa a Sessão Solene em homenagem aos 90 anos da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). Durante o evento aconteceu a abertura do 18º Congresso Paranaense de Pediatria, promovido pela SPP, que ocorre entre os dias 13 e 16 de março.

Por solicitação da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), durante a solenidade, foi realizada uma homenagem especial ao pediatra doutor Luiz Ernesto Pujol, que dedicou a sua vida profissional em cuidar de crianças e adolescentes do estado do Paraná, falecido em junho de 2023. Também foram condecorados a diretoria da entidade, seus ex-dirigentes e médicos pediatras que têm se destacado com sua atuação em prol da saúde pública.

O coordenador da Frente Parlamentar da Medicina e presidente da Sessão Solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil) destacou a relevância da SPP e justificou a homenagem oferecida. “A Sociedade Paranaense de Pediatria está completando 90 anos e os médicos pediatras têm uma função muito importante, talvez a mais importante de todas as funções profissionais que alguém pode ter, que é cuidar das nossas crianças, da saúde e da infância. Então hoje é dia de agradecer a esses profissionais abnegados que dedicam a sua vida a tratar crianças que estão doentes e a salvar suas vidas”.

“E é muito bom que Curitiba seja a sede desse Congresso de Pediatria porque aqui nós somos referência para o Brasil nesta área. Nós temos o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, que é um ícone nacional, temos o Hospital Oncopediátrico Erastinho, que salva muitas vidas de crianças com câncer, então é importante a gente divulgar também a medicina de ponta de Curitiba. Curitiba tem hoje uma pediatria que é orgulho para todo o Brasil”, completou o deputado Leprevost.

Durante os seus 90 anos de existência, a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) além de dar visibilidade as pautas que são importantes para a infância, participam e promovem eventos científicos e educacionais, atua no auxílio a elaboração e execução de políticas públicas, promove campanhas de esclarecimentos à população e organiza didaticamente os avanços da medicina para que seus associados estejam sempre atualizados e disponíveis ao que existe de melhor e mais humanizado no atendimento à infanto-adolescência.

O atual presidente da instituição, doutor Victor Horácio de Souza Costa Junior, descreveu a importância do reconhecimento prestado pela Assembleia Legislativa e comentou sobre a 18ª edição do Congresso de Pediatria. “Um evento como este é muito importante para nós porque nos remete a uma visão histórica da nossa Sociedade de Pediatria, quando a ainda não tínhamos uma sede e ainda poucos pediatras no Paraná. Hoje temos uma sede própria e um grande grupo de pediatras espalhado por todo estado do Paraná. Então é um momento muito importante para nós brindarmos por estes 90 anos”.

“O nosso principal desafio hoje, é deixar o pediatra participando do atendimento primário à saúde da criança. Nós temos aí uma visão por parte, muitas vezes, do governo federal de colocar médicos da família, médicos generalistas para substituir o pediatra. O médico estuda seis anos de medicina com mais três anos de residência em pediatria, por isso, esse sim é o profissional que está habilitado a atender a criança, prevenindo muitas doenças do futuro”, finalizou o presidente Victor Júnior.

A mesa de autoridades ficou composta pelo presidente e proponente da Sessão Solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil); presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), doutor Victor Horácio de Souza Costa Junior; 1ª vice-presidente da SPP e presidente da comissão Organizadora do 18º congresso Paranaense de Pediatria, doutora Tsukiyo Obu Kamoi; presidente do Conselho Regional de Medicina, doutor Romualdo José Ribeiro Gama; presidente da Associação Médica do Paraná, doutor José Fernando de Macedo e o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, doutor Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

História

A Sociedade Paranaense de Pediatria foi fundada em Curitiba com a denominação de “Sociedade de Pediatria do Paraná” no dia 25 de março de 1934. Em setembro de 1948 um movimento de união em torno da Associação Médica do Paraná determinou o surgimento da “Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná”. No ano de 1952 ocorreu a mudança da denominação “Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná” para “Departamento de Puericultura e Pediatria da Associação Médica do Paraná”. Em 24 de novembro de 1965, a reorganização estatutária determina o surgimento do nome “Sociedade Paranaense de Pediatria” e o presidente da Associação Médica do Paraná à época, Dr. Gastão Pereira da Cunha, hipotecou apoio para o movimento de emancipação e o então “Departamento de Puericultura e Pediatria” passa a ser administrado e incorporado pela Sociedade Paranaense de Pediatria.

Na data de 15 de setembro de 1969, a Sociedade Paranaense de Pediatria é reconhecida como de Utilidade Pública pelo Estado do Paraná, através a Lei nº5.999, publicada em Diário Oficial nº162. Em 1984 a SPP interiorizou as suas atividades, setorizou eventos e atualização científica, aproximando pediatras do interior dos da capital. Surgiram polos nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. No ano de 2008, em 25 de março, foi fundada a Academia Paranaense de Pediatria (APP) com as finalidades de assessoramento em assuntos médicos, sociais e políticos, preservar e divulgar a SPP em todo o país, instituir prêmios para trabalhos científicos, criar e publicar edições científicas e, manter intercâmbios socioculturais com entidades congêneres no Brasil e no exterior.

18º Congresso Paranaense de Pediatria

O Congresso reunirá alguns dos principais expoentes da Pediatria participando de workshops, mesas redondas e conferências sobre as mais diversas áreas da nossa especialidade. A programação do Congresso inclui os seguintes temas: Radiologia na Vida do Pediatra; Uso de Telas por Crianças e Adolescentes; Atualização em Vacinas; aleitamento materno; Pediatria no consultório; Alergia; Gastroenterologia; Dermatite atópica; e Alergia Alimentar. As conferências e simpósios satélites têm início no dia 14 de março. Todos estarão voltados às diversas diferentes áreas da Pediatria.

As inscrições, programação completa, lista de palestrantes e acompanhamento do evento podem ser conferidas em https://18cpp.pediatriapr.com.br/home.asp

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.