Figueira, terra da Usina a carvão, comemora 37 anos de existência

O município de Figueira vai comemorar no próximo dia 20 de abril o 37º aniversário de fundação. Conhecida por sediar a usina térmica a carvão Figueira e a carbonífera Cambuí, a cidade vive a expectativa de se concretizar um novo projeto da Copel de construção de uma nova Termelétrica ali.

Figueira vive em festa, ainda, com a inauguração, no final do ano passado, da Arena Multiuso construída em convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Paraná, através da secretaria do Esporte e Turismo. Permitindo a prática de futebol, handebol, vôlei e badminton, o local está sendo bem utilizado pela comunidade. A Arena tem alambrado de material anticorrosivo e gramado sintético aprovado pela Fifa.

A Usina, a Carbonífera

No ano passado a Copel inaugurou as obras de ampliação e modernidade da Usina de Figueira, que passou a ter a capacidade aumentada de 10,3 megawatts para 20 megawatts. Ela funciona desde 1963.

Já a Carbonífera Cambuí opera há 75 anos no município, com a produção e comercialização de carvão mineral. A produção é obtida em uma mina subterrânea, de onde é extraída a matéria-prima bruta que, depois, é beneficiada em uma planta (lavador de carvão), onde são obtidos os produtos comercializáveis, que servem para movimentar a Usina a carvão e à queima direta em caldeiras e fornos, ou incorporados em massas cerâmicas, para queima indireta. A empresa gera 370 empregos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.