Futuro Parque Tecnológico de Umuarama está certificado pelo governo do Estado

Futuro Parque Tecnológico de Umuarama está certificado pelo governo do Estado
FOTO- DIVULGAÇÃO (PMU)

(PREFEITURA DE UMUARAMA)

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação obteve nesta semana a certificação do Parque Tecnológico de Umuarama, em implantação pelo governo do Paraná por meio do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec). A aprovação se deu em edital estadual que levou em consideração inúmeras comprovações e projeções com o plano de negócios. O local foi definido pelo prefeito Celso Pozzobom no projeto e já conta com edificações prontas.

A Prefeitura inicia em breve as adequações necessárias. “Será preciso uma reforma. Os projetos arquitetônicos, instalações, identificação visual e paisagismos estão praticamente prontos”, informou o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.

Conforme o projeto, as estratégias de atuação e os laboratórios de pesquisa estão sendo estabelecidos pelos parceiros junto à Prefeitura, conforme as vocações e potencialidades trabalhadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) instaladas na cidade, que são a direção para pesquisa e desenvolvimento em tecnologia e ciências.

“Muita coisa boa já é produzida por pesquisadores e mestres em nosso município. O Parque Tecnológico vem somar para o avanço do setor e tudo isso é resultado de um grande trabalho que começou no início da nossa gestão”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom, informando que ele funcionará em uma edificação do município na avenida Ivo Sooma, saída para Xambrê, que por muito tempo abrigou uma unidade educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e também já fez parte da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Outros ramos de atuação do parque são a educação tecnológica, incubadora e aceleradora de startups, coworking, laboratórios de impressão 3D e FabLab. “São ferramentas voltadas à melhoria do serviço público e ao processo de Smart City, difusão e desenvolvimento da inovação regional, geração de novos negócios, melhoria de processos e produtos para empresas”, acrescenta o secretário.

O projeto pretende converter o município de Umuarama em um laboratório de experimentação para inovação. Empresários, mestres, pesquisadores, instituições privadas de apoio, instituições públicas e outras startups implantadas no parque ou ligados a ele serão mentores dos novos negócios.

“Em parceria com o governo do Estado, através das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei) e da Fazenda (Sefa), além do Separtec e outras organizações, o município investirá recursos no projeto para que seja viável e ao longo do tempo apresente os resultados esperados”, reforçou Pozzobom.

Sem estas parcerias com participação direta no Parque Tecnológico não seria possível alavancar o projeto. A SEI está investindo na Agência Regional de Inovação para tornar a regão do arenito uma grande área de atuação. Instalado em Umuarama, o Parque Tecnológico disseminará soluções de inovação levando desenvolvimento econômico e humano a toda a região.

A proximidade com esta visão ampla de atuação em todo o Estado trará aceleração de investimentos e mudanças. “Esse parque é o que nos faltava para melhoria da renda média dos trabalhadores, para criar resiliência em empresas que se utilizam de tecnologia e pesquisa e na formação de profissionais capacitados em segmentos dos negócios de futuro”, explicou o diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Paulo Leon Baraniuk.

O Parque Tecnológico – tão esperado por segmentos que participam diretamente deste tipo de projeto – é um ambiente de aceleração do desenvolvimento de inovações para todos os setores. “Hoje existem os chamados ‘Hubs de Inovação’, as incubadoras de startups, os ambientes de coworking e muito mais, propiciando conhecimento, informações e aceleração da evolução humana. Com o apoio do Estado e a iniciativa do município, junto aos demais parceiros, está nascendo o Parque Tecnológico de Umuarama”, completou Junior Ceranto.

Além dos investimentos do município, está previsto um importante aporte financeiro do governo do Estado para que o Parque Tecnológico traga benefícios a todo o Noroeste do Paraná. “A parceria envolve a Prefeitura, o Estado, a Aciu (associação comercial de Umuarama), a Amerios (associação dos municípios da região), a Sociedade Rural (SRU), a Cacier e as instituições de ensino superior, além de parceiros empresariais estratégicos da área de serviços tecnológicos e industrial, em contato direto com as prefeituras da região.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.