Grupo técnico dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) se reuniu em Guarapuava

Grupo técnico dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) se reuniu em Guarapuava
Foto: Divulgação

(AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS – PR)

Guarapuava, localizada no Centro do Estado, região turística Terra dos Pinheirais, está entre as cidades paranaenses escolhidas para ter um agente de turismo, para atuar no fortalecimento e estruturação de novos produtos turísticos com foco nos atrativos naturais e culturais. Através do projeto Rede de Agentes de Turismo, as ações acontecem nos polos turísticos nos quais o Sebrae/PR é parceiro, com intuito de estimular e apoiar a execução e fortalecimento da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que está baseada nos pilares da coletividade, tecnologia, experiência e sustentabilidade.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji, a estimativa é trabalhar conjuntamente nas ações estratégicas de DTI em Guarapuava e lançar novos produtos turísticos de experiência ainda em dezembro desse ano, com a Prefeitura de Guarapuava, através das Secretarias de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico e Inovação; Programa Emprime; Instância de Governança Regional (IGR); instituições de ensino superior e entidades representativas do setor, entre outros.

“O agente tem a função de apoiar a estruturação de produtos turísticos juntamente com os atores do território, bem como o fortalecimento das ações estabelecidas em conjunto, para que Guarapuava seja reconhecida como um destino turístico inteligente”, explica.

Para que isso seja possível, será aplicado o diagnóstico do DTI. Serão mantidos relacionamentos com empresas que têm interesse na temática e a oferta de mentorias e workshops para estimular a criação e aprimoramento de novos produtos de experiência turística.

Para a secretária de Turismo e Eventos da Prefeitura de Guarapuava, Katriane Mila, o projeto Agentes de Turismo vem ao encontro do plano de governo para tornar o município um destino turístico inteligente.

“Esperamos que o segmento cresça, principalmente após um período tão crítico que foi a pandemia. O objetivo é destacar a cidade no mapa do turismo e despertar a atenção de pessoas interessadas em vender nossos atrativos”, pontua.

A visão é compartilhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

“É uma parceria importante. Conhecemos a expertise do Sebrae/PR e esperamos engajar os empreendedores do setor para impulsionar o turismo local”, comenta.

Rede no Paraná

Além de Guarapuava, outros 13 agentes de turismo vão atuar no Paraná, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Londrina, Jacarezinho, Apucarana, Morretes, São José dos Pinhais e Lapa.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.