Guaíra dá belo exemplo na campanha contra o bullyng

Guaíra dá belo exemplo na campanha contra o bullyng
Foto – DIVULGAÇÃO

(PREFEITURA DE GUAIRA)

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Educação, via Diretoria de Educação Especial, realizou um evento dois em um no dia 7 de abril. Houve a premiação do concurso de frases ilustradas campanha #Édaminhaconta e diálogos com trocas de boas práticas no combate ao bullying, no Cine Teatro Sete Quedas e apresentação de peça teatral sobre o assunto.

O Concurso de desenho começou no início do mês e na última quinta-feira, 31/03, foi realizado na Sala de Reuniões do Paço Municipal, a escolha das melhores frases ilustradas do concurso da campanha contra o bullying, promovida pelo Município de Guaíra, via Secretaria de Educação, por intermédio da diretoria da Educação Especial. O concurso foi aplicado nas escolas da rede municipal, nas turmas de 4º, 5º anos e Classe Especial. Foram apresentados 36 desenhos e o corpo de jurados formado por José Ricardo Skolmovki da Silva, Cíntia Marques, Oscar Marreta, Lucialda Melo, Keila Marta Inojosa da Silva, Lucas Rafacho, Adriano Richter e Adriana Cavalcante, tiveram a difícil missão de escolher o melhor desenho de cada turma.

Os vencedores da Classe Especial foram o aluno Alisson dos Santos Milanez, junto com a Professora Giane Lucia dos Reis Branco da Escola Municipal Tancredo Neves. A vencedora do 4º ano da Escola Municipal Ana Maria Róggia, foi a aluna Emanuelle dos Jesus Salino, junto com sua professora Fabiana. Daniele Vitória Viana, com sua professora Maria Luzanira de Jesus, foi vencedora dos 4º anos da Escola Municipal Aurea Del Cortez Benck. Na Escola Municipal Rita Ana de Cássia, a vencedora do 5º ano foi a Mariana Nayara do Amaral.

O evento que abrilhantou a tarde foi aberto com uma linda apresentação de teatro da Empresa Arte Marques, com o título “Em um passe de mágica”. Conforme o diretor de produção, Yago Marques, a sinopse da peça se baseia no personagem Mágico Klaus, que ajuda sua amiga Vênus a entender a diferença entre as pessoas através de truques de mágica. No fim das contas, era Loli quem precisava aprender sobre o respeito com as diferenças.

A solenidade contou também com a presença de várias escolas tanto municipais, quanto estaduais e privadas, que organizaram apresentações também com o tema bullying. As escolas que estiveram presentes e se apresentaram foram: Colégio Militar Professor Jaime Rodrigues; Colégio Estadual Presidente Roosevelt; Colégio Nossa Senhora do Carmo; Escola Municipal Almirante Tamandaré e Escola Arthur Da Costa e Silva.

O Colégio Militar Professor Jaime Rodrigues, preparou uma peça de teatro que foi interpretada, roteirizada e dirigida pelos próprios alunos do colégio. Os demais colégios realizaram uma apresentação com o auxílio de slides.

A coordenadora da Diretoria de Educação Especial e uma das organizadoras do evento, Cassiane Menezes, deu o testemunho próprio sobre como foi e as consequências do bullying em sua família. “O Bullying tem que ser combatido. Há meios legais de proteger e defender nossos filhos. Eu sei, o quanto tudo isso dói não só em quem sofre a ação de bullying, mas em toda a família. Meu filho, sofreu bullying, com agressões verbais, físicas e psicológicas. Isso deixa marcas que levam muito tempo para deixarem de existir. Por isso, pelo meu filho, eu apliquei todo o conhecimento que esses seis anos na educação especial me proporcionou e juntos estamos vencendo, sem ter que nos mudar de casa, de cidade e tendo orgulho de quem somos”.

A diretora de Educação Especial, Elianara Falci, ressaltou que o teatro é uma linguagem de fácil assimilação para as crianças e uma das melhores ferramentas para fomentar a discussão sobre qualquer assunto, principalmente um assunto importante como o bullying.

Franciele Danelon, secretária de Educação, também deu destaque a arte teatral.”É uma forma lúdica de proporcionar a conscientização anti-bullying para as crianças de todo o Município de Guaíra”, e encerrou com a frase “bullying #Édaminhaconta”.

Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro, Promotor de Justiça da 2º Promotoria MPPR, salientou que quando se trata de bullying, a pior situação não é quando o mal se sobressai, mas quando os bons se calam e que é muito mais importante trabalhar com as pessoas que não fazem bulllying. “Essa é a chave para acabar com esse problema, pois, assim será possível cortar o mal pela raiz”.

O prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, destacou o quão importante é delatar a algum professor ou diretor quando alguém está sofrendo bullying, para que assim possa ajudar

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.