Guarapuava implanta o Vale do Genoma

Guarapuava implanta o Vale do Genoma
Foto: Emerson Dias / NCom

(da Redação com informes da Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava projeta a implantação do Vale do Genoma, reunindo grandes pesquisadores, tecnologia e investimentos para o avanço do estudo genético. Pioneiro no Brasil, foi idealizado para realizar transformações e encontrar respostas que levem ao desenvolvimento dos municípios, estados e países de todo o mundo. Tudo isso, através da pesquisa científica de ponta com uso de sequenciamentos genéticos e inteligência artificial. Esse ecossistema de inovação, que já está em funcionamento, é possível por conta da união do governo municipal e estadual, academia, empresas e sociedade civil. As instituições que concretizam o projeto são o Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC); o Cilla Tech Park; a Fundação Araucária; o Governo do Paraná; o Centro de Inovação no Agronegócio; e o Grupo Jacto através da Fundação Nishimura.

No dia 9 de novembro o prefeito Celso Góes liderou comitiva para apresentar o Vale do Genoma ao secretário do Ministério da Saúde, Hélio Antotti Netto, em Brasília. O objetivo do encontro foi demonstrar a viabilidade do projeto para atrair novos investimentos em função da estrutura e das pesquisas já em andamento na cidade.

“A iniciativa guarapuavana é inovadora no mundo ao reunir grandes pesquisadores, tecnologia e investimentos para o avanço do estudo genético. Queremos ampliar o trabalho e consolidar a cidade como polo de desenvolvimento nessa área, contribuindo para a saúde, a agricultura e diversos outros segmentos da economia”, explicou o prefeito.

Hélio Angotti Neto manifestou entusiasmo e interesse em colaborar para o fortalecimento do Vale do Genoma. “Esse projeto vai de encontro ao que o Ministério da Saúde busca no momento, que é aprimorar a área de pesquisa em saúde no país”, declarou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.