Guaraqueçaba produz 1/3 da pupunha paranaense

(da Redação)
Produzindo a terça parte da pupunha paranaense, Guaraqueçaba é, oficialmente, a Capital da Pupunha do Paraná, com projeto aprovado de autoria do deputado Anibelli Neto. Tem uma área de cultivo de 1.157 hectares, com mais de 4 mil toneladas produzidas e um VBP de R$ 12,15 milhões. Mais de 500 famílias estão envolvidas no cultivo, representando cerca de 20% da população do município.
Com um clima e solo favoráveis ao seu desenvolvimento, a pupunha tem se destacado como uma das principais fontes de renda para os produtores da região litorânea do Paraná. Além de ser um alimento saboroso e versátil, o palmito pupunha também oferece diversos benefícios para a saúde, sendo uma importante fonte de ferro, potássio e cálcio.
A pupunha foi introduzida na região nos anos 90 como uma alternativa sustentável à extração do palmito de juçara, ameaçada de extinção.
Indústria
Com unidades em Guaraqueçaba e Antonina, a Fratelli Indústria é o maior industrializador de palmito do Paraná. São duas fábricas e 5 fazendas, totalizando 500 hectares de terra destinados à plantação, que garantem 100% de palmitos cultivados sem nenhum tipo de agressão à mata atlântica.
Com 3 milhões de pés de palmeira real e mais de 2 milhões de pés de pupunha, a Fratelli possui uma área fabril de 4 mil m² dotada de moderna estrutura e com capacidade de produzir 35 mil caixas de palmito por mês.
O Grupo Fratelli oferece ao mercado a marca Palmito do Chef e a linha premium Qualidoro.