Há 30 anos o Centro Histórico da Lapa foi tombado pelo Governo Federal
Ir à histórica cidade da Lapa é sempre um belo passeio turístico e cultural. Ver os casarões antigos, muito bem conservados, é voltar ao passado. E está fazendo 30 anos – foi em 1992 – que o Centro Histórico foi tombado pelo Governo Federal através do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Centro Histórico da Lapa compreende uma área de 24,41 hectares e é formado por 14 quarteirões, 235 lotes. Foi tombado pelo Paraná em 1989 e integra o maior conjunto preservado do Paraná, representante dos séculos XVIII, XIX e início do século XX.
A Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná e teve sua origem com a passada dos tropeiros na região. No Centro Histórico, existem marcas nas ruas e residências do bairro que lembram um episódio da trajetória política brasileira: o Cerco da Lapa. Foi uma batalha que teve um papel importante na história do Brasil, a qual teve 26 dias de duração. A Lapa foi uma das responsáveis pelo fim da Revolução Federalista, em 1894. A missão dos lapeanos foi frear o avanço dos sulistas maragatos, comandados pelo general Gumercindo Saraiva, que já haviam tomado Curitiba. O exército local era formado, em sua maioria, por civis. A organização dos pica-paus garantiu a vitória sobre os Maragatos.
Três locais lembram o episódio. No Panteon dos Heróis estão restos mortais de heróis lapeanos que faleceram na luta. No Museu das Armas estão munições, canhões, fuzis, balas, equipamentos, usados na Revolução Federalista e em outras guerras. No Museu Histórico estão gravuras e peças raras que relembram o combate, como objetos pessoais do General Carneiro, espadas, roupas dos republicanos etc.
No Centro Histórico
Faz parte do Centro Histórico, além de residências antigas, o Theatro São João, em estilo elisabetano, construído entre 1873 e 1876, com o interior todo em madeira. Em 1880, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Thereza Christina.
Também está ali a Igreja de Santo Antonio, concluída em 1784, com fachada característica da época.
Já a Casa da Memória foi construída em 1888 e abriga livros raros trazidos por lapeanos que estudaram fora do Brasil.
A Casa Lacerda é museu federal. Mostra como era um lar de uma família abastada do século XIX. A mobília e a decoração são originais da época.
O Santuário de São Benedito é o maior dedicado ao santo em todo o mundo com uma arquitetura maravilhosa.