Há 50 anos foi descoberto urânio em Sapopema
Em Sapopema encontram-se reservas de Xisto e Urânio e um grande lençol carbonífero no subsolo. O depósito de urânio foi descoberto em 1969, portanto há exatos 50 anos, como resultado de um levantamento sistemático de bacias de carvão do sul e sudeste do Brasil. Ele está localizado em sedimentos do Permiano Médio da Formação Rio Bonito, que é composta de arenitos e sedimentos carbonosos. Em 1977 foi realizado um estudo de pré-viabilidade, objetivando a análise técnico-econômica para a implantação de um complexo minero industrial.
No ano de 1978 iniciaram-se os trabalhos subterrâneos de reconhecimento,constando da abertura de um poço com a profundidade de 126m e uma galeria exploratória de 750m de extensão, tendo por finalidade comprovar a morfologia do depósito.
Em 1979 o relatório de pesquisa da Jazida de Figueira foi concluído, revelando uma jazida de urânio de médio porte.
Atualmente, o setor industrial que mais se destaca no município são as cerâmicas. Outros minerais encontrados em Sapopema são o calcário dolomítico e uma gema com valor comercial denominada ônix-real.
Mas as atrações turísticas, a serem melhor exploradas, tem grande potencial. Estão ali as belas paisagens do Pico Agudo, Salto das Orquídeas, Salto João de Paula e Serra Chata.