Ibiporã, terra bonita, chega aos 72 anos

Ibiporã, que “emenda” com Londrina, está comemorando no dia 8 de novembro o 72º aniversário de emancipação. A Prefeitura, através da Secretaria da cultura e turismo, organizou um programa festivo. Por exemplo: no dia 13, vai se apresentar no Teatro Pe. José Zanelli a banda sinfônica da Polícia Militar do Estado do Paraná. Foi declarada em 2009 patrimônio histórico, artístico e cultural do Paraná. O repertório, em Ibiporã, no show “Heróis”, traz músicas-temas de filmes conhecidos do grande público, como Superman, Homem de Ferro, Vingadores, entre outros.

De 10 a 14, haverá a 1ª. Mostra Estudantil de Teatro  Paz Aldunate.

Enfim, no dizer da secretaria, “uma programação ao longo do mês, relembrando nossa História”.

Ibiporã foi emancipado em outubro de 1947 através da lei 02/47, sancionada pelo Governador Moisés Lupion, desmembrado de Sertanópolis.

História

Trecho de texto da Prefeitura

A denominação do município de Ibiporã  tem sua origem na língua tupi e significa “Terra Bonita”: IBI = terra + PORÃ = bonita. Na língua guarani, o mesmo nome significa “habitante da terra”. A denominação foi extraída do ribeirão de mesmo nome (Ibiporã), que passa nas proximidades da sede do município, com nascente em Londrina, e que deságua no Ribeirão Jacutinga, um dos afluentes do Rio Tibagi, no vale no qual está localizada a cidade.

Os primeiros habitantes que se fixaram em definitivo no atual território de Ibiporã instalaram-se no início da década de 1930, ocupando algumas áreas rurais isoladas. A região era praticamente desabitada, existindo apenas vestígios de ocupação anterior por índios nômades e esparsas roças de caboclos.

Produção, atrações

Dados fornecidos pelo Ipardes destacam as principais culturas ibiporãenses: soja, plantada em 16.820 hectares, milho em 13.930, trigo em 2.000, café em 168, laranja em 39. Os principais produtos de origem animal são o leite e ovos de galinha.

O parque industrial de Ibiporã é dos mais importantes e vigorosos, com empresas fabricando os mais variados produtos. Tem de tudo ali: peças de metais em aço inox e aço carbono, carrocerias metálicas, alimentos, móveis, PVC, produtos químicos e farmacêuticos, chapas perfuradas, plásticos, juntas, componentes plásticos, estruturas metálicas, argamassas industrializadas, equipamentos rodoviários, produtos veterinários, etc.

A cidade oferece uma série de atrações, como o Teatro Pe. José Zanelli,o rio Tibagi, Horto Florestal, Paróquia Nossa Senhora da Paz, circuito das capelas católicos, circuito das capelas evangélicos, Centro de Artesanato.  

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.