Inserção de Paranaguá na rota de turismo de cruzeiros motiva empresários locais

Foto: SETU-PR

(AE NOTÍCIAS)

Empresários do Litoral do Estado estão cada vez mais animados com a procura crescente de pacotes turísticos e o movimento no comércio gerados pelos passageiros do navio Lírica, da MSC. Esta é a 4ª semana que a embarcação atraca no Porto de Paranaguá, com embarque e desembarque de passageiros, sempre às sextas-feiras.

Ao todo, serão 16 paradas de navios na cidade, até 8 de março de 2024 – 15 do Lírica e uma do navio Música. Oportunidade para passageiros e tripulantes descerem, desfrutarem dos atrativos turísticos do Litoral, conhecerem produtos locais e saborearem a culinária típica da região.

A passagem dos visitantes gera emprego e renda. Proprietária de uma agência de turismo de Paranaguá, Ana Cláudia Mariano Gonçalves afirma que contratou oito guias de turismo e intérpretes para atender a demanda cada vez maior.

“Estamos no ramo há bastante tempo e estávamos esperando por isso há muitos anos. Vimos que os profissionais e o comércio estão se estruturando”, afirmou.

As amigas gaúchas Geovana Mantivani e Tatiana Ferrarini visitaram o Mercado do Artesanato e aproveitaram para levar diversos souvenires. “Sempre gostamos de comprar lembranças dos locais por onde passamos e o mercado bem ao lado do receptivo veio a calhar”, disse Geovana.

O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirma que os navios estão se mostrando um sucesso para levar o nome do Paraná como destino turístico para outros estados e países, e isso impacta na oferta de emprego no setor.

“Estamos trabalhando para que tudo seja feito da melhor forma possível, pois o turista precisa ser bem atendido. Um turista satisfeito recomenda nosso Estado para outras pessoas”, disse.

BOAS-VINDAS – Os passageiros em trânsito são recepcionados na Praça Mário Roque, no Centro Histórico de Paranaguá, em uma tenda que divulga com opções de passeios. O espaço, assim como o local de check-in e check-out, no Mega Rocio, foi disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, em parceria com a Adetur Litoral e a Prefeitura de Paranaguá.

As tendas ficam em um ponto estratégico, ao lado de destacados comércio de Paranaguá, como o Mercado dos Artesãos. “Os turistas estão se deliciando com as nossas artes e comprando”, diz Eli Mattar, que trabalha há dois anos com a venda de artesanatos no local.

Também há dois anos neste mesmo mercado, Sônia Aquino destaca que já percebeu uma mudança muito grande no fluxo de pessoas desde a entrada do Paraná na rota dos navios de cruzeiro.

“A gente conhece pessoas novas, elas olham nosso artesanato, nossas obras, e a gente fica muito feliz porque está saindo mercadoria das prateleiras. Sai muito imã, muito chaveiro, lembranças do Estado” conta.

PASSEIOS – Além da experiência profissional de trabalhar em navio de cruzeiro, os tripulantes conhecem outros países enquanto as embarcações ficam atracadas nos Portos.

O mexicano Carlos Curvas, recepcionista no navio Lirica há oito meses, decidiu conhecer a tão famosa Ilha do Mel, na última semana. “Eu gostei da cidade de Paranaguá. Ela é pequena e colonial. Conheci um pouco da cidade, comi um pastel e curti o dia na Ilha do Mel.

Moradora de Florianópolis, a passageira do mesmo navio Marlene Farias conta que aproveitou o dia no município. “Almocei, aproveitei o dia na praça, fui ao museu, vi artesanatos e achei tudo muito bonito, o pessoal educado e receptivo”, afirmou.

O navio Lírica, que também embarcou paranaenses e pessoas de outros estados em Paranaguá, nesta sexta-feira (22), conta com famílias grandes viajando para festejar o Natal. Com esse objetivo, e também para comemorar os 60 anos de casados, o aposentado Nelson de Souza Infeld e Marilisa Melara Infeld reuniram quase 30 pessoas da família a bordo.

“Não tem coisa melhor. São parentes de Curitiba e de Florianópolis. A coisa mais maravilhosa da vida é esse convívio familiar e com o embarque em Paranaguá ficou fácil para todos”, disse Nelson.

O casal chegou um dia antes em Paranaguá para descansar e conhecer a cidade. “Eu conheci a cidade quando tinha apenas 15 anos e agora retornei. Achei tudo maravilhoso e fomos muito bem recebidos por onde passamos”, comenta Marilise.

A nora do casal, Daniela Lavratti Infeld, que participou ativamente da organização da viagem com toda a família, conta que passearam pelo Centro Histórico de Paranaguá e aproveitaram o almoço na cidade antes de entrar na embarcação.

“Sempre passamos o Natal juntos, mas esse ano decidimos que não queríamos cozinhar, nós preocupar com a ceia. Então decidimos fazer o cruzeiro com todos juntos e, também, comemorar todos esses aniversários de casamento”, disse.

Ela e o marido celebram, na próxima semana, mais de 20 anos de casados e outro casal da família comemora as bodas de prata, também a bordo.

No sentido contrário, retornando do passeio, o casal Carlos e Katia Cordeiro foram recepcionados pelos filhos no saguão do Mega Rocio. Eles passaram uma semana no cruzeiro para comemorar as bodas de prata, com 25 anos de casados.

“Estávamos programando essa viagem há mais ou menos um ano e quando descobrimos que podíamos sair de Paranaguá até antecipamos a viagem é marcamos na hora. Muito bom embarcar e desembarcar do lado de casa”, disse Carlos.

Com embarque em Paranaguá o Lirica faz rota com escalas em Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Montevideu (Uruguai).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.