Instituto de Educação do Paraná comemora 100 anos do edifício

Instituto de Educação do Paraná comemora 100 anos do edifício
Foto – Victor Grein Neto

(da Redação)

Com encenação do Auto da Independência, ao som da banda Lyra Curitibana, o Instituto de Educação do Paraná comemorou no dia 6 de setembro, além do bicentenário da Independência do Brasil, os 100 anos do prédio da modelar instituição de ensino e cultura. Como parte das homenagens, a soprano Karoline Liesenberg cantou o hino do Instituto de Educação e estudantes desfilaram com uniformes antigos da instituição.

“É com imensa alegria que venho reafirmar o orgulho que tenho desta escola centenária e exemplar”, disse o prefeito Rafael Greca a centenas de estudantes, professores e funcionários da instituição que presenciaram a cerimônia.

O prefeito citou que o uniforme azul e branco das moças que transitavam pela Rua Voluntários da Pátria marcou a memória da Curitiba de antigamente.

“O governador Caetano Munhoz da Rocha fez esta escola tão linda em 1922, de janelas amplas e sacadas palacianas, no coração da cidade, e bem o chamou de um palácio de instrução”, lembrou Greca.

O Instituto

Localizado no coração de Curitiba, rua Emiliano Perneta 92, o Instituto de Educação do Paraná é umas das instituições mais antigas do Estado. Foi criado em 1876 com o nome de Escola Normal e dividiu suas instalações com o Ginásio Paranaense. Somente em 7 de setembro de 1922, data da comemoração do centenário da independência do Brasil, a Escola Normal de Curitiba ganhou a sua sede própria e atual, na Rua Emiliano Perneta, e ficou conhecida por “Palácio da Instrução”.

O imóvel passou por algumas ampliações, contando atualmente com 5.500 metros quadrados de área construída. Mesmo assim estão mantidas todas as características originais. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Cultural em 2004. A instituição é um marco referencial para o ensino no Paraná.

Personagens históricos passaram pela instituição ao longo dos anos. O prefeito Greca cita Enedina Marques, a primeira negra a se formar engenharia civil do Paraná, a poetisa Helena Kolody, o pedagogo Erasmo Pilotto.

Para a diretora geral do Instituto, Márcia Murbach, a instituição é modelo em educação e usina formadora de professores.

“A nossa história tem 146 anos e este prédio histórico está completando 100 anos de existência. Este local abriga mais de 1.200 estudantes, é uma escola viva, modelo de educação e maior formadora de professores do Paraná e do Brasil”, disse Márcia Murbach.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.