Janiópolis chega aos 58 anos. E vai ter leitoa fuçada

No dia 30 de dezembro de 1960 a localidade de Pinhalzinho foi elevada à categoria de Distrito, situado na Jurisdição territorial e administrativa de Campo Mourão. E um ano depois disso, Pinhalzinho foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual 4.450 de 20 de outubro de 1961, que também mudou seu nome para Janiópolis. Em homenagem ao ex-Presidente da República Jânio Quadros.

São passados, pois, 58 anos de emancipação. E, como ocorre anualmente sempre no terceiro domingo de novembro, iremos ter mais uma edição do prato típico local, a Leitoa Fuçada. Ele  foi escolhido após diversas pesquisas junto aos pioneiros. Diante dessas pesquisas a ideia foi aprimorada e surgiu o prato típico de Janiópolis que foi batizado de “ leitoa fuçada ”. A leitoa é desossada, temperada e recheada com farofa sendo servida com frutas, legumes e arroz. A primeira festa do prato típico foi em 2001.

História

Texto da Câmara Municipal

A marcha natural do progresso por aqui se iniciou por Sumé, historicamente conhecido como o Santo dos Tamoyos e dos Tupis. Segundo registros históricos, muito antes de Colombo e Cabral, esse grande conquistador e desbravador sertanista adentrara estas regiões e construiu o chamado “Caminho da Montanha do Sol”. Rasgando, então um dos ramais do Caminho do Peabirú, estabeleceu ligação entre os indígenas do Vasto Pindorama e seus irmãos Incas inici-ando assim o intercâmbio indispensável ao fortalecimento da amizade intercontinental.

Em decorrência dessa luta pioneira e desbravadora o Paraná povoara-se de pequenas e grandes comunidades. Em nossa região, graças a imigração de famílias que para cá convergiram, atraídas pela fertilidade das terras e pelo sonho de aqui construírem seu futuro, estabeleceu-se entre outras, a comunidade do Graminha/Riozinho em 1935, sendo esta a mais cotada para ser a sede do novo município que então se cogitava a criar. Entretanto, em razão da topografia e da hidrografia, transferiram o local da atual sede municipal, denominada a princípio de Pinhalzinho, em virtude da grande quantidade de árvores existentes em suas terras.

Pinhalzinho situava-se na jurisdição territorial e administrativa de Campo Mourão (antes Campo de Mourão) – cidade que surgira em homenagem a Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão, que mandando explorar e povoar a região oeste organizara para tal uma expedição, cujo comando fora entregue ao Capitão Estevão Ribeiro Baião. No ano de 1950 o povoado contava com 630 pessoas com uma área de 74, 59 hectares.

Prefeito, vereadores

Pouco menos de 6 meses após sua eleição, o então prefeito Leopoldo Heitor Costa renunciou ao mandato, alegando razões pessoais. Foi em Maio de 2017, quando assumiu o vice, Ismael José Dezanoski.

Os vereadores da atual Legislatura são: Elias Veloso Braga, José Mario Agostinho, José Claudio do Prado, Moacir Pereira dos Reis, João Pedro Nespoli, Joel Muniz de Almeida, José Barros Freire, Valdineis Machado e Sidney Aparecido Vieira Lopes.

Produção

Informações do Ipardes: Janiópolis planta milho em 13.060 hectares, soja em 20.000, trigo em 1.500, mandioca em 408, aveia em 200. As criações mais expressivas, pela ordem, são: bovinos, aves, suínos e ovinos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.