Janiópolis e Serranópolis do Iguaçu, destaques do Paraná no Ideb 2020

Criado em 2007 para medir a qualidade de ensino no Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado pelo governo federal. O índice é calculado através do rendimento escolar (aprovação e evasão) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. A meta é alcançar o índice 6, mesmo resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Para uma escola ser considerada de bom nível, precisa ter uma nota igual ou maior a 6.

Geralmente as cidades pequenas conseguem superar os maiores centros, porque há concentração de recursos físicos e pessoais e uma dedicação mais intensa por parte de alunos e professores.

No Paraná, por exemplo, a grande vencedora foi Janiópolis, seguida por Serranópolis do Iguaçu. Mas o Estado passou a ocupar também o primeiro lugar do país entre as redes estaduais no Ensino Fundamental – “Anos Iniciais” (até o 5º ano) com nota 6,8 e ficou na terceira posição para os “Anos Finais” (6º ao 9º ano).

“A educação do Paraná registra um crescimento expressivo. Há anos a Educação do Estado vinha andando de lado. Agora o Ideb mostra que a qualidade do ensino melhorou. Isto só foi possível graças a um esforço conjunto, a aplicação de novas tecnologias e principalmente pelo grande trabalho dos profissionais da nossa rede” afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. O secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED), Renato Feder, destaca que, além do bom desempenho no ensino médio, o Paraná teve crescimento absoluto de 0,5 ponto, e foi um seis estados a bater a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para 2019. Somente Bahia e Pará tiveram o desempenho semelhante.

Todo o Estado

O resultado do Ideb de 2019 mostra que o desempenho do Paraná cresceu em quase todos os municípios do Estado. Dos 399 cidades do Estado, houve alta na nota em 359 cidades. Destas, 336 atingiram a meta estipulada no Ensino Médio.

O mesmo aconteceu na qualidade do ensino entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Houve alta 336 municípios, e 140 atingiram a meta. “Isto reflete o bom trabalho dos professores, a redução da evasão e da reprovação dos alunos e o melhor treinamento do profissional da Educação”, diz Feder.

Janiópolis

Janiópolis obteve a maior nota do Estado, com 8,8 e foi a quarta melhor colocada no Brasil. Já Serranópolis do Iguaçu, com nota 8,5, ficou em 80 lugar no país.

Janiópolis surpreendeu, passando de 6,5 no Ideb anterior (2017) para os atuais 8,8. Em 2015, o Ideb do município foi de 5,7.

“Não fazemos nada de extraordinário aqui, mas fazemos uma boa gestão da educação, com apoio da comunidade, do Rotary, das igrejas, do Ministério Público e do Conselho Tutelar. Com o MP, fizemos um TAC para reorganizar a escola quanto à estrutura, acessibilidade, disponibilidade de materiais. Tínhamos duas escolas funcionando em um mesmo prédio cedido pelo Estado. Havia rixa, competição. Construímos uma única escola para todos os nossos alunos em uma sede própria, trouxemos as famílias para dentro da escola e estamos colhendo os frutos”, comentou a secretária de educação Ângel Rocha.

Janiópolis, na região de Campo Mourão, tem cerca de 7 mil habitantes. Foi emancipada em 18 de novembro de 1962, desmembrada de Campo Mourão. Com uma área territorial de 336 km2, é grande produtor de soja (20.000 hectares), milho (13.060) e trigo (1.500), tendo também muita importância no setor leiteiro.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.