Vai a julgamento dia 7 a Faixa de Infraestrutura em Pontal do Paraná

Ficou marcado pra o dia 7 de outubro a sequência do julgamento, no Superior Tribunal de Justiça – STJ -, de pedido de suspensão de liminar e de sentença a respeito da implantação da Faixa de Infraestrutura em Pontal do Paraná. A Faixa compreende a implantação de uma rodovia de 23 quilômetros – PR-407-, paralela à PR-412, ligando Praia de Leste a Pontal do Sul, além de canal de drenagem, linha de transmissão de energia elétrica, gasoduto e um ramal ferroviário. A obra chegaria ao local conhecido como Ponta do Poço, onde está prevista a implantação de um grande porto privado para contêineres, o 3 P – Porto Pontal Paraná. Em novembro de 2017, o antigo IAP concedeu licença prévia para o início da construção da faixa, mas desde então o caso está na Justiça.

Quanto ao 3P, uma grande vitória foi conseguida em junho, quanto o Tribunal Federal da 4ª. Região negou recurso em ação popular que requeria manutenção da liminar de suspensão de obras. E, assim, os empreendedores podem dar sequência ao processo de licenciamento e início das obras.

O 3 P

Com investimento inicial de cerca de R$ 2 bilhões, o 3P será o mais novo e mais moderno terminal de contêineres das Américas.

O 3P vai aumentar em 120% a capacidade operacional portuária do Paraná́ e será́ responsável pela movimentação de 55% de toda a carga conteinerizada do Estado, que se tornará ainda mais competitivo na atividade portuária brasileira.

O local possui um calado natural superior ao de todos os portos da região, com 16 metros de profundidade. O terminal terá pátio com 450 mil m², cais com mil metros de comprimento e berços de atracação para receber até três navios simultaneamente. Na fase final do empreendimento, o 3P terá capacidade para movimentar até 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a 20 pés) por ano.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.