Jesuítas tem atuação forte da Copacol há 42 anos
Uma das maiores e mais importantes cooperativas brasileiras, a Cooperativa Agroindustrial Consolata – COPACOL -, há 42 anos tem unidades em Jesuítas. O “ingresso” no município ocorreu no dia 24 de maio de 1978, quando Jesuitas ainda era distrito de Formosa do Oeste (a emancipação só ocorreria 2 anos depois). Eram 83 associados da região cadastrados, produzindo basicamente café e feijão.
Em 1980 a cooperativa adquiriu ali uma área de 2.755 m2 e construiu uma melhor estrutura de recebimento e beneficiamento de café, escritório administrativo, armazém de insumos e a balança. Aí já eram 216 sócios, alguns produzindo algodão e se dedicando a criação de bicho-da-seda.
Depois, as culturas da soja, do milho e do trigo foram tomando espaço do que antes era café.
E, buscando a diversificação nas propriedades, abriu-se a oportunidade para atividades como a avicultura, suinocultura e a bovinocultura de leite.
A Unidade Cafeeira foi inaugurada no dia 10 julho de 1999. A loja do Copacol Supermercados foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, com modernas instalações e hoje, conta com 58 colaboradores.
A Fábrica de Rações, localizada na saída para Formosa do Oeste, foi inaugurada no dia 28 de novembro de 2013, com uma produção diária de 1,5 mil toneladas de ração, com 105 colaboradores. Saem dali as marcas Bovinomais e Ruminix (rações e suplementos).
Na comunidade de Carajá, a Copacol investiu em uma UPL (Unidade de Produção de leitões), inaugurada 2005 e conta atualmente com 41 colaboradores. Em outubro de 2016, a Cooperativa construiu uma UPBN (Unidade de Produção de Bezerras e Novilhas), e que hoje, emprega 6 colaboradores.
A Copacol
Presidida por Valter Pitol, a Copacol tem 6 mil cooperados, 10 mil colaboradores e já produziu 172,3 milhões de aves abatidas (Copacol e Unitá), 42 milhões de peixes abatidos, 335,2 mil suínos entregues à Frimesa, 11,3 milhões de litros de leite entregues também à Frimesa.