“Junho Verde” em Toledo, para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente
(PREFEITURA DE TOLEDO)
Em atendimento a Lei “R” Nº 41/2017, que institui o mês “Junho Verde”, dedicado à conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS), Secretaria de Educação (SMED), Coletivo Educador e Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA) elaboraram extensa programação.
São muitos os motivos para tornar junho o mês verde. Nesse mês temos a celebração do Dia Nacional da Educação Ambiental (3 de junho), o Dia Mundial do Meio Ambiente (em 5 de junho), Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis (7 de junho), o Dia Mundial dos Oceanos (em 8 de junho) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (em 17 de junho). Agendas lembradas tanto local, quanto globalmente.
A bióloga da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Lilian Cardoso, reforçou a importância do Junho Verde. “Enxergamos esse período do Junho Verde como algo muito relevante, por conta da força simbólica de se ter um momento para refletir e retomar todas as questões e problemáticas ambientais. Concentrar atividades neste período agrega muito, pois coloca em evidência essas questões que às vezes, só no trabalho cotidiano elas acabam sendo esquecidas, em especial por parte da população que não atua diretamente com isso. O nosso maior propósito é que a política de Educação Ambiental possa chegar até as pessoas de modo geral, não apenas crianças, mas toda a população, independente de escolaridade, faixa etária ou situação social”.
Lilian salientou que o Junho Verde é uma grande oportunidade para compartilhar informações e gerar reflexão no público em geral. A primeira atividade está programada para o dia 31 de maio, quando acontece o Webinar “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS no Paraná”, organizado pela Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar.
Durante todo o mês de junho a SMDAS ficará responsável pela restauração da Trilha Ecológica no Horto Municipal localizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A abertura oficial está marcada para o dia 02 de junho por meio de uma live programada para 9h nas redes sociais da Prefeitura e da SMDAS.
Entre as ações práticas estão agendadas plantio de árvores, oficinas temáticas, visita ao aterro sanitário, observação de aves, podas de árvores, coleta de resíduos volumosos, verdes e eletrônicos, pintura de faixas em vias públicas, desafio de pedal, entre outras.
Entre os parceiros estão várias cooperativas do município, que inovaram com sua participação esse ano, diversas instituições participantes do Coletivo Educador, representantes da Câmara de Vereadores, empresas, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. “Nosso intuito é sempre agregar mais parceiros e ampliar a rede de Educação Ambiental no município de Toledo”, reforçou a bióloga.
Gincana ecológica
Trabalhar a Educação Ambiental com a comunidade. Esse foi o principal objetivo da Secretaria de Meio Ambiente ao lançar a proposta da Gincana Ecológica Toledo 2022. A atividade que será desenvolvida durante as programações do Junho Verde envolverá a participação de seis equipes, sendo três colégios da rede pública estadual, dois da rede privada e um centro da juventude.
Os participantes enfrentarão provas ecológicas, culturais e recreativas. “Queremos de uma forma bastante divertida motivar os jovens a se envolverem com as causas ambientais. A Gincana Ecológica envolverá desde os mais novos da escola até os acadêmicos e professores da universidade, pois o conhecimento é compartilhado não só com os competidores, mas com todos que estão envolvidos no processo”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto.
Para a Comissão Organizadora, que envolve integrantes das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Núcleo Regional de Educação e Itaipu Binacional por meio do coletivo Juventude e Meio Ambiente, a gincana já é um sucesso. “Superamos as cinco equipes que havíamos idealizado, mesmo algumas que tiveram que desistir por questões internas de cada escola, elas contribuíram com informações que auxiliarão na elaboração de novos projetos. Educação Ambiental se faz assim, com escuta ativa e envolvimento de todos nos mais diversos processos. São múltiplos saberes que se complementam”, avaliou o jornalista Dielson Kleber Pickler, um dos responsáveis pela atividade.