Klabin recebe Prêmio Expressão de Ecologia
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, foi reconhecida pelo projeto “A visibilidade positiva dos serviços ecossistêmicos e os benefícios proporcionados pelo meio ambiente ao planeta” durante a 30ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Água. A cerimônia ocorreu no último sábado (31), em Florianópolis (SC).
Mireli Moura Pitz Floriani, coordenadora de Responsabilidade Ambiental da empresa, representou a empresa na cerimônia de entrega da premiação. “O projeto apresentado pela Klabin demonstrou o potencial de conservação da Fazenda das Nascentes, na RPPN Complexo Serra da Farofa, e deu visibilidade à grandeza dos serviços ambientais prestados em Santa Catarina pela Companhia”, conta.
Para destacar a importância das áreas de vegetação nativa protegidas, em 2021, a Klabin foi a primeira empresa do Brasil a obter o reconhecimento simultâneo de impactos positivos verificados de três Serviços Ecossistêmicos: Conservação de Biodiversidade (ES1), Sequestro e Armazenamento de Carbono (ES2) e Serviços em Bacias Hidrográficas (ES3), que visa incentivar a conservação de florestas nativas de organizações detentoras do certificado para manejo florestal.
O reconhecimento durante a premiação confirma a dedicação da Companhia com iniciativas de responsabilidade ambiental, isto porque o Prêmio tem como proposta divulgar e disseminar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade destes projetos. O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão. A 30ª edição contou com a participação de 121 projetos ambientais inscritos, com origem em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em trinta anos de realização, já foram 3.390 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul e, nos dois últimos anos, de São Paulo também. Está é a 20ª vez que a Klabin conquistou este prêmio, sendo a empresa privada que mais venceu até hoje o Prêmio Expressão Ecologia.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis. Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.
A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.