Londrina libera início da construção da nova sede do SAMU

(PREFEITURA DE LONDRINA)

Londrina continua fortalecendo seu programa de reestruturação da saúde pública municipal, promovido pela Prefeitura. Uma das importantes obras que integram este pacote de ações e projetos é a nova sede regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que será ampliada e reformada para aprimorar, modernizar e proporcionar mais eficácia ao suporte, que é prestado diariamente à população. Nesta segunda-feira (27), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, estiveram no local para anunciar o início da execução da obra.

Com valor total licitado de R$ 4,5 milhões, aproximadamente, o prédio será instalado próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina, na Avenida Dez de Dezembro, 1.650, esquina com Rua Potiguares. Os recursos são provenientes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com contrapartida municipal.

A nova sede do SAMU será edificada sobre um terreno com área total de 4.716 m² e a obra terá metragem de 2.057,63 m², com 1.670 m² de área construída e reforma de mais 430 m². A localização é estratégica, próxima a avenidas e vias de fácil acesso, facilitando o deslocamento para qualquer parte da cidade. “É uma obra muito importante para a cidade, por várias razões. Aqui funcionava um posto de gasolina, desativado há mais de dez anos, e que virou mocó. A obra vai revitalizar a região, deixando mais iluminada, bonita e segura. E, por outro lado, é um ponto estratégico da cidade, que vai diminuir o tempo de atendimento, e um minuto pode significar a diferença entre vida e morte para uma pessoa. Aqui, o deslocamento é tranquilo para todas as regiões, você sobe o novo viaduto e vai para a região sul, faz o balão e vai para a zona norte. Se vira à direita, vai para a região oeste, ou para esquerda, na zona leste. E o SAMU, desde que foi fundado em Londrina, sempre funcionou em sedes provisórias e precárias. Essa nova sede terá toda infraestrutura necessária, com o que há de melhor e mais moderno na área de saúde, oferecendo condições para esses valorosos profissionais exercerem adequadamente suas funções”, detalhou o prefeito de Londrina.

O prazo de execução é de 12 meses e a empresa responsável, contratada via licitação, é a MTX Construções LTDA, do Rio Grande do Sul. Para Marcelo, a vinda de uma empresa de fora do Paraná denota a confiança e transparência que a Prefeitura de Londrina possui. “Londrina está vivendo um momento fantástico. As cidades mal conseguem pagar os salários dos servidores, e Londrina tem uma realidade diferente de todo o país, com centenas de obras por toda cidade. E como não estão acontecendo essas obras em outras regiões, é natural que a gente atraia empresas de outras localidades para esse processo de concorrência. O que é muito bom, porque quanto maior a concorrência, maior o desconto na realização da obra. Temos ainda o programa Compra Londrina, que estimula as empresas de Londrina a participarem dos processos licitatórios. Mas a gente prima pela qualidade da obra, e que possa servir a população de Londrina por muitos anos”, afirmou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.