Maria Fumaça e apresentações culturais são as atrações do Trem de Natal da Rumo no Paraná
(DA redação)
Uma das principais atrações natalinas no Paraná, a Maria Fumaça volta a circular após dois anos de restrições por conta da pandemia. Com uma programação que inclui mais de 10 municípios e distritos em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a locomotiva histórica iniciou o seu roteiro a partir do dia 8 de dezembro na cidade de Mafra, no Norte de Santa Catarina e divisa com Rio Negro, primeira cidade paranaense a receber o Papai Noel pelos trilhos.
Assim como em outros anos, o projeto da Rumo tem o objetivo de reunir as famílias para compartilharem momentos de lazer e de cultura acompanhando a passagem do Trem de Natal. A Maria Fumaça que circula no Paraná é a mesma das últimas edições, a clássica Mallet 204, fabricada em 1950 e a única em circulação na América do Sul. Todo o trajeto é acompanhado pelo Bom Velhinho que embarca em um vagão especial que acompanha a locomotiva.
Além da circulação do Trem de Natal, neste ano estão programadas apresentações especiais de corais nas cidades de Ponta Grossa (9/12) e Antonina (13/12). Os espetáculos estão previstos para acontecer às 20h e terão duração de 30 a 40 minutos em média.
Cuidados e segurança
Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2022 em segurança, a Rumo chama a atenção da população para alguns cuidados essenciais:
– Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
– Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;
– Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.
Interaja nas Redes Sociais
Para dar mais visibilidade para essa ação especial, a concessionária convida os moradores para compartilhar as fotos e vídeos dos trens passando pela cidade
com a hashtag #TremdeNatal2022 e mencionando nos stories a @rumologística.
PROGRAMAÇÃO – ROTEIRO DO TREM DE NATAL 2022
Estimativa de horário: partida às 19h (primeira cidade do trajeto) e chegada entre 22h e 0h (última cidade do trajeto).
Atenção: o horário de circulação é estimado com base na programação da operação ferroviária. Por questões operacionais, podem ocorrer eventuais atrasos e mudanças de localidade/horário sem aviso prévio.
CIDADES E DISTRITOS DA MALHA SUL
Dia 8/12
Mafra (partida por volta de 19h)
Rio Negro
Lapa (chegada entre 22h e 0h)
Dia 9/12
Lapa (partida por volta de 19h)
Ponta Grossa – apresentação do Coral por volta das 20h – Banda Lyra dos Campos – Local: Estação de Uvaranas (bairro Uvaranas)
Dia 10/12
Balsa Nova (partida por volta de 19h)
Araucária
Curitiba (bairros Tatuquara, Umbará, Alto Boqueirão, Uberaba e Cajuru, chegada entre 22h e 0h)
Dia 11/12
Curitiba (partida por volta das 19h, bairros Cachoeira, Barreirinha, Ahú, Alto da XV, e Jardim Botânico – Rodoferroviária e Capão da Imbuia)
Dia 12/12
Pinhais (partida por volta das 19h)
Piraquara
Dia 13/12
Morretes (partida por volta das 19h)
Antonina – apresentação cultural com Filarmônica Orquestra Show. Horário: a partir das 20h. Local: Plataforma da Estação
Dia 14/12
Não haverá circulação do Trem de Natal 2022
Dia 15/12
Antonina (partida por volta das 19h)
Morretes
Dia 16/12
Paranaguá (partida por volta das 19h)
Paranaguá Estação Dom Pedro
Paranaguá km 5
Dia 17/12
Paranaguá (partida por volta das 19h)
Alexandra – distrito de Paranaguá
Morretes
Dia 18/12
Curitiba – (partida por volta das 19h, passará pelos bairros Jardim Botânico, Capão da Imbuia e Cajuru)
Pinhais
Curitiba – bairros Uberaba e Alto Boqueirão (chegada entre 22h e 0h)
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.