Com tecnologia, lucro com a banana supera renda com a soja em Novo Itacolomi

Com tecnologia, lucro com a banana supera renda com a soja em Novo Itacolomi
Foto: IDR

(AE NOTÍCIAS)

O cultivo de banana tem se mostrado uma opção altamente rentável para produtores da região de Apucarana, no Vale do Ivaí. A renda com a comercialização da fruta supera até mesmo os ganhos obtidos com a soja e outros grãos. Para conseguir mercado, o plantio da fruta vem se modernizando. Novas tecnologias como o georreferenciamento de propriedades, o uso de drones para a pulverização de defensivos, mudas criadas em laboratório e o uso de produtos biológicos já fazem parte da rotina dos produtores.

Essas e outras práticas de cultivo, além do mercado da banana, foram discutidos durante o 11º Encontro Regional de Produtores de Banana, que aconteceu em Novo Itacolomi, um dos municípios que mais produzem na região. O encontro foi realizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Prefeitura de Novo Itacolomi, com o apoio da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Itacolomi (Cofai) e Sicredi.

O lucro com a cultura da banana fica comprovado quando o produtor faz as contas. Paulo Eduardo Sípoli Pereira, gerente regional do IDR-Paraná de Apucarana, informou que a renda líquida gerada por um hectare de soja é de aproximadamente R$ 2.000. Já para a banana o lucro salta para R$ 15.000, em média.

“Em toda a região alguns produtores que arrendavam terras para plantar grãos estão optando pela banana. Além disso, tem agricultor apostando na produção de banana orgânica, com certificação. Duas propriedades já conseguiram o selo. Os produtores estão em busca de aumentar a sustentabilidade dos cultivos”, afirmou.

Desde 1996 a cultura da banana gera renda para os produtores do município, mas nos últimos anos tem ganhado relevância econômica para muitas famílias. Atualmente 95 produtores cultivam banana. De acordo com técnico extensionista Emerson de Almeida, a estimativa é de que a área chegue a 490 hectares este ano. “A rentabilidade e o custo mais baixo do que a produção de grãos têm atraído os produtores”, disse.

NOVAS OPORTUNIDADES – O cultivo de banana está impulsionando novas oportunidades de negócio em Novo Itacolomi. A Cofai reúne a produção de banana do município e é a única cooperativa da região com acesso direto à área do produtor na Ceasa de Maringá. Semanalmente a cooperativa vende 900 caixas de banana na central. O município também já tem instalada uma indústria de bala de banana, diversificando a oferta de produtos feitos com a fruta.

Festa

Começou ontem, 6ª. feira, em Nova Itacolomi, a Festa em louvor à Nossa Senhora da Glória, padroeira do município. Junto, a 18ª. Festa do Frango e a 13ª. Festa da Banana. No domingo, dia 19, teremos o tradicional almoço e, após, leilão de gado. E das 00h30 às 02h00, show com a dupla Marcos Paulo & Marcelo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.